02/04/2012

Células da bochecha clonadas reforçam sistema imunológico

Redação do Diário da Saúde
Células da bochecha clonadas reforçam sistema imunológico
Enquanto as células-tronco da medula óssea exigem uma biópsia invasiva, as células da bochecha podem ser recolhidas com uma simples colher. [Imagem: Futurity/iStockphoto]

Contra-ataque imunológico

Cientistas criaram novas células derivadas do tecido de revestimento das bochechas.

Estas novas células podem ser a resposta que se procura para o tratamento de diversas desordens do sistema imunológico.

Neste caso, os cientistas estão focando não na condição normal, quando o sistema imunológico nos protege das doenças, mas quando ele se vira contra o próprio organismo.

Usando glóbulos brancos do sangue (linfócitos), o sistema imunológico pode atacar células produtoras de insulina, causando diabetes, ou fazer com que o corpo rejeite órgãos transplantados, além de causar as chamadas doenças autoimunes.

Bochechas clonadas

O professor Phil Stephens e seus colegas da Universidade de Cardiff e do Instituto Karolinska descobriram agora um novo grupo de células com uma poderosa capacidade de suprimir a ação do sistema imunológico.

A equipe clonou células do revestimento interno das bochechas dos pacientes.

Testes laboratoriais mostraram que mesmo pequenas doses dessas células clonadas conseguem inibir completamente os linfócitos.

A descoberta sugere que as células da bochecha têm amplo potencial para futuras terapias para doenças relacionadas ao sistema imunológico.

A maioria das pesquisas tem-se concentrado em células-tronco adultas, particularmente aquelas derivadas da medula óssea.

Mas as células do tecido das bochechas são muito mais fortes em sua ação.

Colheita manual

"Nesta fase, estes são apenas resultados de laboratório. Ainda temos que recriar o efeito fora do laboratório e qualquer tratamento ainda vai exigir anos de trabalho. No entanto, estas células são extremamente poderosas e promissoras para combater uma série de doenças," disse Lindsay Davies, membro da equipe.

Além disso, enquanto as células-tronco da medula óssea exigem uma biópsia invasiva, as células da bochecha podem ser recolhidas com uma simples colher.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.