29/11/2013

Primeiro centro de atendimento a transexuais e travestis ficará no Rio

Com informações da Agência Brasil

O primeiro Centro Integral de Saúde de Travestis e Mulheres e Homens Transexuais da América Latina começará a funcionar a partir de junho de 2014 na capital fluminense, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Apenas quatro hospitais fazem a cirurgia de mudança de sexo atualmente no Brasil, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Goiás.

"Iremos nos reunir nos próximos dois ou três meses para produzir um conjunto de diretrizes que vão orientar a produção do projeto de implantação do centro. Vamos trabalhar para ver as questões de estrutura física, aspectos de protocolo de atendimento, rotina de atendimentos, como integrar as diversas áreas da saúde e também incluir as perspectivas de cidadania porque é uma população totalmente discriminada", disse, Cláudio Nascimento, superintendente da Secretaria de estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

O reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves, disse que o Hospital Universitário Pedro Ernesto já faz cirurgia de mudança de sexo, porém não consegue atender toda a demanda.

"É um processo longo. Tem uma avaliação clínica, uma avaliação psicológica. Não é uma cirurgia que deve ser feita sem cuidado. Mas já estamos com uma fila de pessoas autorizadas, que já passaram por isso, de 850 pessoas. Quer dizer, a demanda é gigantesca", disse o reitor.

Ricardo Vieralves declarou ainda que, por causa do tratamento hormonal irregular, os transexuais e travestis desenvolvem várias doenças: "Vários transexuais e travestis usam produtos inadequados. Isso significa, derivação de câncer, derivação de outros tipos de doença. Tem problema de ordem psicológica. Tem problema de reinserção no mercado de trabalho".

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.