09/09/2015

Chorar faz bem... depois de uma hora e meia

Redação do Diário da Saúde

Por que choramos?

Embora pareça que os seres humanos sejam a única espécie capaz de derramar lágrimas emocionais, pouco se sabe sobre a função do choro.

Enquanto alguns pesquisadores veem o ato de chorar como um pedido de apoio, conforto ou ajuda, outros acreditam que o principal papel de derramar lágrimas seja para aliviar as emoções.

Diferentes tipos de estudos, no entanto, têm fornecido resultados conflitantes.

Por exemplo, estudos retrospectivos nos quais os voluntários declaram seus pontos de vista concluem que chorar proporciona alívio emocional e melhora o humor. Em contraste, estudos de laboratório usando filmes com forte carga emocional muitas vezes mostram uma piora no humor após chorar.

Benefícios do choro

Em um esforço para entender esses resultados discrepantes, Asmir Gracanin, da Universidade de Tilburg (Holanda), idealizou uma metodologia na qual a avaliação do humor dos voluntários foi estendida no tempo, para tentar captar todas as variações emocionais e identificar como o humor iria se estabilizar mais tarde.

Como esperado, o estado de espírito das pessoas que não choraram durante os filmes manteve-se inalterado após assistir os eventos emocionais.

Por outro lado, o humor daquelas que choraram durante os filmes mostrou-se significativamente pior ao término da apresentação. Novas avaliações, feitas 20 minutos mais tarde, mostraram que seu humor havia voltado ao nível relatado antes dos filmes.

Finalmente, depois de 90 minutos, as pessoas que choraram durante os filmes relataram uma melhoria do humor, que se mostrava melhor do que antes dos filmes. Essa mudança de humor não se mostrou associada com o número de vezes que cada pessoa chorou durante os filmes.

Sem alívio imediato

Pela interpretação dos pesquisadores, a piora significativa no humor após os filmes e seu posterior retorno ao nível anterior podem fazer com que as pessoas que choram sintam como se chorar lhes fizesse bem, já que o humor volta ao normal em apenas 20 minutos.

Contudo, elas de fato apenas apresentam uma melhora real do humor depois de um período de tempo mais prolongado - uma hora e meia - o que contestaria as alegações bastante comuns do tipo "Sinto-me mais aliviado(a) agora que chorei".

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.