19/11/2020

Cirurgiões hábeis aumentam sobrevivência ao câncer de cólon em 70%

Redação do Diário da Saúde
Cirurgiões hábeis aumentam sobrevivência ao câncer de cólon em 70%
"Isso é incrível. O efeito de longo prazo é enorme," avaliou o Dr. Karl Bilimoria.[Imagem: Sasint/Pixabay]

Cirurgião de câncer habilidoso

Pacientes cuja cirurgia do câncer de intestino foi realizada por um cirurgião altamente qualificado e de grande habilidade tiveram um risco 70% menor de morrer em cinco anos, em comparação com pacientes operados por um cirurgião menos habilidoso.

Para não depender de depoimentos e fama do médico, a nota de "habilidade" de cada cirurgião foi dada por um painel de especialistas que assistiram vídeos das cirurgias.

Embora a importância da habilidade cirúrgica seja presumida, este é o primeiro estudo a demonstrar que a habilidade do cirurgião é importante para os resultados de longo prazo entre os pacientes submetidos à cirurgia de tratamento do câncer. E a magnitude do resultado foi inesperada.

"Isso é incrível. O efeito de longo prazo é enorme," avaliou o Dr. Karl Bilimoria, professor de cirurgia da Universidade Northwestern (EUA).

O câncer de cólon é um dos cânceres mais comuns e, em muitos casos, a cirurgia é o tratamento primário a ser adotado.

"Pode parecer bom senso em alguns aspectos, mas nós não havíamos percebido a magnitude do efeito," acrescentou Bilimoria.

Fazendo o serviço completo

Em um estudo anterior conduzido pela mesma equipe, houve 25% menos complicações de curto prazo - como vazamento ou sangramento do cólon - quando um cirurgião altamente qualificado realizou a operação de câncer de cólon.

Mas o efeito registrado neste estudo mais criterioso e de prazo mais longo foi muito maior.

Uma possível razão para a diferença é que um cirurgião experiente pode ter maior probabilidade de remover os linfonodos que contêm câncer de cólon.

"Um cirurgião menos habilidoso pode não remover tantos nódulos linfáticos, potencialmente deixando para trás o câncer. Pacientes que se beneficiariam da quimioterapia após a cirurgia não a receberão se não soubermos que o câncer se espalhou para o nódulo linfático," disse o Dr. Brian Brajcich, membro da equipe.

Como você encontra um cirurgião de câncer habilidoso?

Se o efeito para o paciente é tão grande, como então ele pode ter certeza de que estará nas mãos de um cirurgião capaz de fazer o melhor possível?

"Muita experiência com o procedimento é um bom marcador de habilidade. Cirurgiões gerais, cirurgiões colorretais e oncologistas cirúrgicos fazem cirurgia de câncer de cólon, e pode haver excelentes cirurgiões de câncer em cada um desses campos," sugeriu Bilimoria.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.