19/08/2021

Cobaias tratadas com citocina perdem peso suando gordura

Redação do Diário da Saúde
Cobaias tratadas com citocina perdem peso suando gordura
Sem qualquer alteração na alimentação, os animais perderam a gordura pela pele. [Imagem: Ruth Choa et al. - 10.1126/science.abd2893]

Liberando gordura pelo suor

Tratar camundongos obesos com a citocina conhecida como TSLP levou a uma perda significativa de gordura abdominal e peso, em comparação com os controles, como a mesma alimentação mas sem a citocina.

Inesperadamente, a perda de gordura não foi associada à diminuição da ingestão de alimentos ou a um metabolismo mais rápido nos animais.

Em vez disso, os pesquisadores descobriram que a TSLP estimulou o sistema imunológico a liberar lipídios através das glândulas sebáceas produtoras de óleo da pele.

Em outras palavras, os animais "suaram a gordura".

"Esta foi uma descoberta completamente imprevista, mas demonstramos que a perda de gordura pode ser alcançada secretando calorias da pele na forma de sebo rico em energia," disse o professor Taku Kambayashi, da Universidade da Pensilvânia (EUA). "Acreditamos ser o primeiro grupo a mostrar uma forma não-hormonal de induzir esse processo, destacando um papel inesperado para o sistema imunológico do corpo."

Citocina é um nome geral dado a qualquer proteína secretada por células e que afeta o comportamento das células vizinhas com as quais ela é compatível - os tipos mais comuns são as interleucinas e os interferons.

Suor de gordura

As descobertas no modelo animal, disse Kambayashi, acendem a esperança de que o aumento da produção de sebo através do sistema imunológico possa ser uma estratégia para o tratamento da obesidade em seres humanos.

Segundo a equipe, colocar a liberação de sebo em "alta velocidade" em humanos pode gera um "suor de gordura", com a consequente perda de peso - o grupo já está planejando estudos adicionais para testar essa hipótese.

"Eu não acho que controlamos naturalmente nosso peso regulando a produção de sebo, mas podemos ser capazes de mexer no processo e aumentar a produção de sebo para causar perda de gordura. Isso pode levar a novas intervenções terapêuticas que revertam a obesidade e os distúrbios lipídicos," disse Kambayashi.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.