28/09/2016

Colírio previne doença ocular causada pela diabetes

Com informações da Agência Fapesp
Colírio previne doença ocular causada pela diabetes
Formulação farmacêutica permeia barreiras oculares e leva princípio ativo à retina. O colírio já está disponível para licenciamento por empresas farmacêuticas. [Imagem: Leandro Negro/FAPESP]

Retinopatia Diabética

Pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveram um colírio capaz de prevenir e tratar a retinopatia diabética, complicação que pode comprometer a visão de pessoas com diabetes.

Essa condição decorre de alterações neurais e vasculares na retina geradas pelo efeito tóxico de altas taxas de glicemia (glicose no soro) e constitui uma das maiores causas de redução visual na idade produtiva podendo, inclusive, levar à perda irreversível da visão.

O principal diferencial do novo colírio é o fato de que sua formulação farmacêutica permeia as barreiras oculares e leva o princípio ativo até a retina.

"Atualmente, as opções terapêuticas disponíveis para o tratamento da retinopatia diabética são invasivas, como fotocoagulação com laser, injeções intravítreas ou mesmo cirurgia. O uso do colírio facilitaria a administração do fármaco sem os riscos do procedimento intraocular ou dos danos irreversíveis da fotocoagulação a laser na retina," explicou a pesquisadora Jacqueline Mendonça de Faria.

Colírio preventivo

O colírio pode ser aplicado nas fases precoces da doença - precedendo a sua detecção clínica e atuando essencialmente como neuroprotetor da retina - e também no tratamento de outras doenças, como o glaucoma.

"Este colírio poderá ser aplicado na prevenção, já que atua nos mecanismos precoces da retinopatia diabética e de outras doenças isquêmicas da retina como estresse oxidativo e nitrosativo", disse Jacqueline.

A composição está disponível para licenciamento. Já foi testada experimentalmente em animais de laboratório com resultados promissores, sem efeitos adversos. No entanto, ainda há necessidade de experimentos envolvendo seres humanos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.