04/08/2009

Começa a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Roberta Monteiro
Começa a Semana Mundial de Aleitamento Materno
O IFF/Fiocruz programou atividades para celebrar a 18ª SMAM, que será realizada de 1º a 7 de agosto[Imagem: Fiocruz]

Amamentação sem complicação

De 1º a 7 de agosto ocorrerá a 18ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), cujo tema este ano será Amamentação: uma resposta vital em uma emergência. Estamos preparados?

Além de palestras, a Fiocruz lançará o livreto Amamentação sem complicação, fruto de uma parceria entre o Banco de Leite da instituição, o Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro e a empresa Furnas Centrais Elétricas.

Quando tempo se deve amamentar?

A duração do aleitamento materno exclusivo recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde como medida de saúde pública é de seis meses. Após este período, mesmo com a introdução de outros alimentos na dieta, recomenda-se que a amamentação permaneça até o segundo ano de vida ou mais.

O aleitamento materno é uma das áreas de destaque no trabalho do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Desde 1986, o Instituto reformulou a atuação de seu Banco de Leite Humano (BLH), atualmente referência nacional e internacional. A mudança resultou na criação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR) e na primeira legislação federal sobre o assunto.

Bancos de leite humano

Atualmente, existem 195 unidades de BLH espalhadas pelo Brasil. Juntas, elas registraram, no primeiro semestre deste ano, mais de 43 mil doadoras, totalizando 55.443 litros de leite. Já em 2008, foram contabilizadas mais de 110 mil doadoras ativas, 147.580 litros de leite e mais de 1 milhão de mulheres atendidas em todo o país.

O BLH do IFF registrou, no ano passado, quase 3 mil doadoras e mais de 4 mil litros de leite, que, após rigoroso processo de controle de qualidade, foram distribuídos para 461 bebês prematuros.

No mesmo período, cerca de 7 mil mulheres receberam atendimento da equipe do BLH do IFF. No primeiro semestre de 2009, cerca de mil doadoras já contribuíram com o Banco do Instituto, totalizando um volume de 1.785 litros de leite, que já beneficiaram mais de 200 bebês prematuros.

As mães interessadas em doar o excesso de leite ou receber qualquer tipo de orientação em relação à amamentação podem ligar gratuitamente para o SOS Amamentação. O telefone é 0800 268877.

Lançamento do livreto de incentivo à amamentação

O lançamento do livreto Amamentação sem complicação, além de ser um evento aberto ao público, é o ponto alto da campanha Saúde, o seio em questão, realizada há seis anos consecutivos pelo Conselho de Fonaudiologia do Rio de Janeiro durante as Semanas Mundiais do Aleitamento Materno.

Serão distribuídos 35 mil exemplares da primeira edição do livreto. A distribuição será feita de forma dirigida em hospitais, maternidades e postos de saúde do estado pelas três instituições parceiras.

Por meio de uma história em quadrinhos simples e didática, as consultoras Ana Paula Viana e Miriam Torres, fonoaudiólogas, a nutricionista Sandra Lúcia Carvalho Ferreira e a enfermeira Elisabeth Timótheo Crivaro, orientam as mulheres e futuras mães, inclusive as gestantes que aguardam consultas no pré-natal, sobre as principais dificuldades que envolvem a amamentação.

Além disso, também buscam atingir adolescentes e crianças alfabetizadas. O livreto traz, ainda, passatempos, tais como palavras-cruzadas e jogos dos 7 erros, que visam reforçar algumas dicas e orientações para o sucesso do aleitamento materno.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.