28/09/2015

Comer carne ou vegetais gera mesma sensação de saciedade

Redação do Diário da Saúde

Muitas pessoas que já conhecem os inconvenientes à saúde de comer carne defendem seu hábito com o argumento de que não se sentem saciados apenas com vegetais.

Mas esse argumento está sendo questionado por um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Minnesota (EUA), que compararam o efeito de saciedade produzido por comidas à base de grãos e à base de carne.

Para maior rigor, a equipe preparou o mesmo tipo de alimento, uma espécie de hambúrguer assado, que tinha a mesma aparência e tempero, embora alguns deles tenham sido feitos com a receita tradicional de carne, e outros apenas com grãos.

O bife de carne continha 26 gramas de proteínas e três gramas de fibras, enquanto o bife vegetal tinha 17 gramas de proteínas e 12 gramas de fibras - peso, calorias e gorduras totais eram idênticas nas duas versões.

O resultado é que os participantes não apresentaram nenhuma diferença no apetite ao longo das três horas seguintes à refeição. Além disso, todos consumiram a mesma quantidade média de calorias na próxima refeição em comparação com suas refeições normais.

Em resumo, dizem os pesquisadores, comer carne e ingerir mais proteínas não faz você se sentir mais saciado. E inúmeros nutricionistas concordam que a dieta ocidental inclui um excesso de proteínas.

Nutrientes e saciedade

As proteínas são consideradas o nutriente principal na indução da sensação de saciedade, com as fibras vindo próximas em segundo lugar.

Enquanto a ingestão de proteínas atua suprimindo hormônios ligados ao apetite, os efeitos benéficos das fibras sobre o apetite incluem o retardamento do processo de digestão e a manutenção dos níveis de açúcar no sangue de forma a aumentar a sensação de saciedade por mais tempo.

Os resultados deste comparativo dão sustentação à ideia de que as proteínas de origem vegetal, com alto teor de fibras, podem oferecer uma regulação do apetite similar à das proteínas animais.

O estudo foi publicado no Journal of Food Science.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.