27/09/2022

Comer menos carne e comer carne melhor: O que significa isso?

Redação do Diário da Saúde
Comer menos carne e comer carne melhor: O que significa isso?
Menos quanto? O que é uma "carne melhor"?[Imagem: Ryan McGuire/Pixabay]

Imprecisão terminológica

O mundo precisa fazer a transição não apenas para produzir e comer menos carne, mas também para consumir uma carne "melhor".

Este é um consenso de largo espectro, envolvendo de médicos e ambientalistas até economistas.

Mas nem tudo é tão simples quanto parece: O que a ciência quer dizer especificamente com os termos "menos" e "melhor" quando o assunto é o consumo de carne?

Ao revisar os artigos científicos sobre o tema, uma equipe do Reino Unido constatou que os cientistas descrevem uma "carne melhor" como aquela que oferece resultados positivos para o bem-estar animal, para a saúde e a nutrição humanas e uma sustentabilidade ambiental - mas não trazem indicadores que permitam aferir se estamos caminhando nesse sentido, ou que políticas poderiam ser adotadas para isso.

"Menos, mas melhor carne não é uma expressão nova, já que vários relatórios usam a frase. No entanto, nossa pesquisa identificou uma lacuna em como a frase está sendo usada, definida e interpretada na literatura científica, o que é um primeiro passo importante na identificação de áreas de acordo e de tensão, bem como quaisquer lacunas de conhecimento," afirmou a pesquisadora Joanna Trewern, da Universidade de Surrey (Reino Unido).

O grande problema identificado pela equipe é que os estudos científicos citam "menos" e "melhor" à exaustão, mas não os traduzem em termos quantificáveis, que possam ser usados para traçar roteiros que permitam atingir os objetivos desejados.

Sustentabilidade como ação positiva

Os pesquisadores acreditam que também dá para fazer melhor quando os artigos científicos se referem à sustentabilidade.

"Por muito tempo, percebemos a 'sustentabilidade' de forma negativa, como um sacrifício, mas na verdade significa alcançar uma vida melhor: Melhor produção, melhor consumo, melhor meio ambiente e melhor saúde. A ciência tem deixado claro há algum tempo que a produção de carne impacta nossa saúde e a do planeta.

"No entanto, nem sempre fizemos um caso positivo para encorajar o público a mudar. Confiamos principalmente no 'medo do projeto', enquanto deveríamos ter mostrado como uma dieta diferente pode ser massivamente positiva para nossa qualidade de vida," disse o professor Lorenzo Fioramonti.

Para mudar para uma mensagem positiva de sustentabilidade, no caso do consumo de carne, o professor Fioramonti acredita que tudo deve começar esclarecendo os termos "menos" e "melhor" para facilitar a transição do sistema pecuário mundial para a sustentabilidade.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.