19/03/2014

Comida que cai no chão não pega bactérias tão rapidamente

Redação do Diário da Saúde
Comida que cai no chão não pega bactérias tão rapidamente
87% das pessoas afirmaram seguir a regra dos 5 segundos e não desperdiçar a comida que caiu no chão. [Imagem: Aston University]

Regra dos 5 segundos

Um alimento recolhido apenas alguns segundos depois de cair no chão de fato contêm menos bactérias do que se for deixado lá por um período de tempo mais longo.

Esses resultados mostram que pode haver uma base científica para a "regra dos 5 segundos", um ditado popular que afirma que não há problema em comer o alimento que só teve contato com o chão durante cinco segundos ou menos.

Os pesquisadores começaram verificando se esse ditado é apenas um mito ou se as pessoas realmente o seguem.

O resultado surpreendeu: 87% das pessoas afirmaram seguir a regra dos 5 segundos e não desperdiçar a comida que caiu.

Anthony Hilton e seus colegas da Universidade de Aston (Reino Unido) passaram então para o laboratório.

Eles monitoraram a capacidade de bactérias comuns, como a Escherichia coli (E. coli) e a Staphylococcus aureus, passarem de uma variedade de tipos de piso (carpete, laminados e azulejos) para torradas, macarrão, biscoito e um doce pegajoso.

Eles fizeram testes com contatos do alimento com o chão de 3 a 30 segundos.

Pega depressa que não tem problema

Os resultados mostraram que o tempo é um fator importante na transferência das bactérias do piso para um pedaço de comida.

O tipo de piso e a comida também têm efeito.

As bactérias são menos susceptíveis de se transferir para a comida que cai em superfícies acarpetadas, e têm maior probabilidade de alcançar o alimento que cai em pisos mais lisos, como laminado ou azulejo.

Alimentos com maiores níveis de umidade também capturam as bactérias mais rapidamente.

"Encontramos evidências de que a transferência [das bactérias] de pisos interiores é extremamente pobre, com o carpete realmente impondo o menor risco de transferência bacteriana em alimentos que caem," disse o Dr. Hilton.

Mas ele faz uma ressalva: "Consumir alimentos que caem no chão ainda carrega um risco de infecção, uma vez que depende muito de quais bactérias estão presentes no chão no momento."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.