04/05/2023

Comida japonesa é eficaz contra doença do fígado

Redação do Diário da Saúde
Comida japonesa é eficaz contra doença do fígado
Existe um sistema de pontuação denominado "Índice da Dieta Japonesa Modificada de 12 Componentes (mJDI12)", que se concentra na ingestão do padrão de dieta japonesa.[Imagem: Osaka Metropolitan University]

Dieta japonesa

A comida japonesa é popular em todo o mundo, tendo sido inclusive registrada como Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.

Existe até um sistema de pontuação, denominado "Índice da Dieta Japonesa Modificada de 12 Componentes (mJDI12)", que avalia o nível de adesão de uma alimentação ao padrão da dieta japonesa.

Esse índice inclui 12 alimentos e grupos de alimentos: Arroz, sopa de missô, picles, produtos de soja, vegetais verdes e amarelos, frutas, frutos do mar, cogumelos, algas marinhas, chá verde, café e carne bovina e suína.

As pontuações variam de 0 a 12, com pontuações mais altas indicando uma dieta que está mais de acordo com o padrão alimentar japonês.

Yoshinari Matsumoto e seus colegas da Universidade Metropolitana de Osaka decidiram analisar a relação entre refeições avaliadas segundo o índice mJDI12, a massa muscular e a progressão da fibrose hepática em 136 pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) atendidos no hospital da universidade.

Eles descobriram o seguinte: O grupo com maior nível de pontuação mJDI12 apresentou o menor grau de progressão da fibrose hepática.

Além disso, entre os padrões alimentares japoneses, uma alta ingestão de produtos de soja, frutos do mar e algas marinhas apresentou um efeito supressor na progressão da fibrose hepática. E mais, o grupo com maior ingestão de derivados de soja apresentou maior massa muscular, e o grupo com maior massa muscular apresentou o menor grau de progressão da fibrose hepática.

"Este estudo indica que o padrão de dieta japonesa pode ser eficaz como tratamento dietético para pacientes com DHGNA. Esperamos que mais estudos de intervenção levem ao estabelecimento de uma dieta eficaz para esses pacientes," concluiu Matsumoto.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.