29/01/2021

Cientistas japoneses descobrem como o calor danifica o cabelo

Redação do Diário da Saúde
Como o calor danifica o cabelo?
"Com base nessa pesquisa, podemos desenvolver novos produtos para o cabelo capazes de curar ou suprimir os danos ao cabelo devido ao tratamento térmico."[Imagem: Ryan McGuire/Pixabay]

Como o calor danifica o cabelo?

Um das mais avançadas tecnologias de microscopia permitiram que pesquisadores japoneses observassem em detalhes como o calor altera as proteínas da queratina que resultam em danos ao cabelo.

Secadores, modeladores e chapinhas podem literalmente fritar as proteínas de queratina que constituem cerca de 85% do nosso cabelo, tornando-o seco e quebradiço com o tempo.

Acontece que, quando aquecidas, as proteínas da queratina se agregam e suspendem em uma solução, de forma muito semelhante ao endurecimento de ovos crus quando fervidos.

Observar de perto as mudanças estruturais graduais pelas quais as proteínas de queratina aquecidas sofrem é crucial para detectar quando e como essas proteínas se agregam termicamente.

Para descrever o processo, pesquisadores da Universidade de Hiroshima (Japão) tiveram que desenvolver uma técnica experimental sensível o suficiente para permitir a observação direta desse processo de agregação.

Radiação síncrotron para estudar o cabelo

Koichi Matsuo e seus alunos usaram radiação síncrotron ultravioleta a vácuo - que forneceu iluminação suficiente para analisar a estrutura das proteínas de queratina agregadas - e otimizaram o posicionamento de elementos ópticos para evitar que a luz se espalhasse, garantindo a qualidade e a precisão das imagens.

"Este estudo mostrou que a técnica experimental baseada na radiação síncrotron pode monitorar claramente as alternâncias dos componentes estruturais da proteína da queratina sob condições de dano pelo calor, o que é difícil por outros métodos," disse o professor Matsuo.

As informações sobre como a queratina sofre gradualmente mudanças estruturais ajudarão na busca por ingredientes ativos que possam suprimir os danos causados pelo calor no cabelo, disse o pesquisador.

"Com base nessa pesquisa, podemos desenvolver novos produtos para o cabelo capazes de curar ou suprimir os danos ao cabelo devido ao tratamento térmico," disse Matsuo. "Ao monitorar as mudanças estruturais das proteínas, podemos julgar com rapidez e precisão quais ingredientes podem inibir efetivamente a mudança estrutural das proteínas da queratina dentre vários candidatos a compostos."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.