09/04/2020

Máscaras faciais N95 podem ser descontaminadas do novo coronavírus

Redação do Diário da Saúde
Como descontaminar máscaras faciais?
O processo de descontaminação exige equipamentos apropriados, mas que já existem na maioria dos laboratórios.[Imagem: Duke Health]

Como descontaminar máscara facial

Técnicas já conhecidas de descontaminação, feitas com peróxido de hidrogênio vaporizado, também conseguem descontaminar as máscaras faciais N95 para reutilização.

Profissionais de saúde do mundo todo estão enfrentando uma escassez crítica de máscaras faciais N95 que bloqueiem o coronavírus, levando até mesmo a atos de verdadeira pirataria entre países, como recentemente aconteceu com o "confisco" de equipamentos médicos feito pelos Estados Unidos em cargas destinadas a outros países e que transitavam em seus portos.

"A capacidade de reutilizar as essenciais máscaras N95 aumentará a capacidade dos hospitais de proteger os profissionais de saúde da linha de frente durante esse período de escassez crítica de máscaras N95," disse Cameron Wolfe, da Universidade Duke (EUA), cuja equipe acaba de avaliar a capacidade de descontaminação das máscaras em relação ao vírus da covid-19.

Descontaminação das máscaras N95

O processo utiliza equipamentos especializados para aerossolizar o peróxido de hidrogênio, que então permeia as camadas da máscara para matar germes, incluindo vírus, sem degradar o material da máscara.

"Esta é uma tecnologia e um método de descontaminação que usamos há anos em nosso laboratório de biocontenção," conta o pesquisador Scott Alderman.

"Nunca pensamos em precisar dele para algo como máscaras. Mas agora provamos que ele funciona e começaremos a usar a tecnologia imediatamente em todos os três hospitais da Universidade Duke," completou seu colega Matthew Stiegel.

O processo de descontaminação das máscaras faciais N95 requer equipamentos especializados que aerossolizem o peróxido de hidrogênio, além de uma instalação fechada onde as máscaras possam ser expostas ao vapor. Nenhum resíduo tóxico é gerado no processo porque o peróxido de hidrogênio se decompõe em água, garante a equipe.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.