10/12/2019

Como falar sobre o câncer... com que tem câncer

Redação do Diário da Saúde
Manual para conversar com pessoas que têm câncer
Parece estranha, mas a metáfora do parque de diversões foi uma das que melhor funcionaram [Imagem: Scriberia/Universidade de Lancaster]

Como conversar sobre câncer

Conversar com alguém sobre câncer é delicado e pode ser constrangedor, sobretudo quando se trata de uma pessoa que está diagnosticada com a doença.

Para ajudar nessas conversas difíceis, mas necessárias, pesquisadores desenvolveram o primeiro manual de expressões que descrevem o câncer. O "Menu de Metáforas" lista metáforas que ajudam, mas a pesquisa revelou também algumas que não devem ser usadas.

Os pesquisadores enfatizam que não deve haver uma "proibição geral" de certas metáforas - os pacientes devem ser incentivados a usar aquelas que melhor lhes convierem.

Por exemplo, o trabalho recomenda que os médicos e a mídia evitem retratar o câncer como uma batalha - e qualquer outra expressão relacionada à violência - porque isso pode desencorajar os pacientes em estado terminal e fazê-los sentir-se piores. Música e viagens difíceis estão entre os temas mais empoderadores.

"Nosso estudo mostra que as metáforas são úteis quando se fala em câncer," disse a professora Elena Semino, da Universidade de Lancaster (Reino Unido). "Mas cada uma serve para pessoas diferentes, ou para a mesma pessoa em momentos diferentes. Descrever alguém como 'lutador' pode ser perturbador para alguns pacientes, mas fortalecedor para outros. Nosso menu estimulará novas formas criativas de falar sobre o câncer".

A lista é direcionada para pacientes, familiares e médicos e oferece uma variedade de citações e expressões diferentes para pessoas em todas as fases da doença.

Aventura em um parque de diversões

Manual para conversar com pessoas que têm câncer

[Imagem: Scriberia/Universidade de Lancaster]

  • 1.

    Imagine um pouco como um passeio assustador em um parque de diversões - pode ser assustador em alguns lugares, mas o brinquedo acabará parando e você poderá sair. Seja forte, seja corajoso e estaremos aqui para segurar sua mão, se você precisar.

  • Jornada
  • 2.

    Minha jornada com o câncer pode não ser tranquila, mas certamente me faz olhar adiante e observar o cenário!

  • 3.

    Algumas jornadas com câncer serão mais longas e outras mais curtas, mas o que mais importa é como caminhamos nessa jornada.

  • 4.

    O câncer é uma jornada difícil, com muitas reviravoltas. Não há duas pessoas que seguem exatamente a mesma rota. É como dirigir uma carruagem puxada por cavalos sem as rodas traseiras. É útil parar ocasionalmente, descansar os cavalos e revisar a situação com alguém próximo de você.

  • 5.

    É mais fácil lidar com as pedras no nosso caminho quando estamos todos juntos. As melhores pessoas para ajudá-lo são aquelas que estiveram lá antes de você ou estão indo para lá com você.

  • Manual para conversar com pessoas que têm câncer

    [Imagem: Scriberia/Universidade de Lancaster]
    Pedra no sapato
  • 6.

    Eu comparo a vida após o diagnóstico do câncer a andar com uma pedra no sapato. Se você deixar a pedra sob a sola do pé, dói toda vez que você dá um passo e é difícil avançar. Mas se você puder ajeitar a pedra para que ela fique entre os dedos do pé, ela ainda estará lá, mas você poderá andar na linha fina da vida sem se machucar.

  • Luta
  • 7.

    Não pretendo desistir; não pretendo ceder. Não, eu quero lutar contra isso. Não quero que ele me vença, quero vencê-lo.

  • 8.

    Eu respeito o câncer e nunca subestimo o poder que ele tem, mas, se você puder enfrentá-lo e acertá-lo pelas costas, terá uma boa chance de vencê-lo por mais um tempo.

  • Manual para conversar com pessoas que têm câncer
    Cuidado com as metáforas sobre lutas: prefira as que falam em convivência.
    [Imagem: Scriberia/Universidade de Lancaster]
    Não é uma luta
  • 9.

    Ter câncer não é uma luta, mas um relacionamento em que sou forçado a viver com a minha doença dia após dia. Alguns dias, o câncer está em vantagem, em outros eu estou melhor.

  • 10.

    "Batalha" sugere que eu ganho ou o câncer ganha. Penso nisso mais como "trabalhar com câncer". Para mim, visto dessa maneira mais cotidiana, o câncer se torna mais fácil de lidar.

  • 11.

    Você luta contra esta doença terrível e sem rosto que invadiu todas as partes de você. Você se levanta e diz: "Não, isso não é tudo o que existe para mim". Você revida, assume o controle das coisas que lhe restam. E mesmo quando você se importa, você se força a sair da cama e seguir em frente.

  • Música
  • 12.

    O câncer faz parte de mim, a cura para o câncer é aceitá-lo, curar é convencer as células cancerígenas a cantar em sintonia com o resto do corpo.

  • Manual para conversar com pessoas que têm câncer
    Música e jardins deram excelentes resultados.
    [Imagem: Scriberia/Universidade de Lancaster]
    Invasão
  • 13.

    Para mim, o câncer chegou como um hóspede indesejável, estacionando na sala dos fundos e exigindo atenção. Tentei ser um anfitrião cortês, embora pouco disposto, até que chegou a hora de convidar meu câncer para partir. Ele deixou o lugar um pouco confuso, e estou consciente de que ele levou a chave. Ainda assim, espero que, no devido tempo, tudo o que me resta seja a rica memória do tempo gasto com um estranho que nunca esperava encontrar.

  • 14.

    Inicialmente, o câncer parece uma invasão alienígena. É como se você quisesse tirar seu corpo e conseguir um novo. Então, com o tempo, você "se conecta" a ele de alguma forma.

  • Novo valor
  • 15.

    O câncer me faz apreciar tudo um pouco mais. As experiências cotidianas, antes normais, assumem subitamente um novo valor.

  • Natureza
  • 16.

    O tecido canceroso é como um jardim coberto de ervas daninhas. O herbicida também danifica as plantas saudáveis, mas você espera que elas voltem a crescer.

  • 17.

    Minha maneira de lidar com o meu diagnóstico é "curvar-se com o vento".

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.