04/11/2020

Nova teoria tenta explicar como meio ambiente influencia saúde humana

Redação do Diário da Saúde
Como o meio ambiente influencia a saúde humana?
Os cientistas acreditam que é chegado o momento de deixar de ver apenas interações simples entre elementos, para estudar sua interação dinâmica. [Imagem: J. Gregory]

Interfaces biodinâmicas

Cientistas estão propondo uma nova maneira de compreender a interação entre os sistemas biológicos complexos - nosso corpo e partes dele - e o ambiente ao seu redor.

Não é novidade para ninguém que o ambiente impacta profundamente a saúde humana, mas poucas teorias definem a forma com se dá essa relação entre a fisiologia humana e o meio ambiente.

A nova teoria sugere a existência de "interfaces biodinâmicas", entidades intermediárias entre os dois reinos - o ser vivo e o ambiente. Hoje, a ciência analisa apenas aspectos individuais, tomados de forma isolada, da interação entre o meio ambiente e os seres humanos.

Manish Arora e seus colegas acreditam que os complexos sistemas vivos não podem interagir diretamente, mas sim que sua interação requer a formação de uma "interface" intermediária. Eles acreditam que essa teoria levará ao estabelecimento de um novo campo, a "biodinâmica ambiental", que fará avançar a forma como o meio ambiente e a saúde humana são estudados.

Biodinâmica ambiental

A base da teoria surgiu quando os pesquisadores compararam o período de tempo em que crianças autistas foram expostas a toxinas com o funcionamento do cérebro dessas crianças posteriormente. Eles identificaram padrões distintos tanto na ingestão quanto no metabolismo de elementos essenciais e das toxinas, padrões estes dependentes não apenas do momento e da magnitude da exposição ambiental, mas também do que estava acontecendo nos sistemas biológicos do corpo da criança.

"Esses ritmos eram controlados pelas propriedades tanto dos sistemas biológicos quanto dos ambientais, mas apresentavam propriedades independentes de qualquer um dos sistemas," disse Arora. "Eles fundamentam a existência de uma interface que medeia a interação dos sistemas biológicos e ambientais. A própria interface, que aplica restrições e passa informações entre os sistemas em interação, deve ser objeto de investigação porque, sem redirecionar a atenção para as interfaces biodinâmicas, não se pode compreender como o ambiente impacta a saúde."

O estudo dessa interface biodinâmica permitirá que os cientistas entendam melhor como sistemas complexos - como o meio ambiente e a fisiologia humana - afetam uns aos outros. Os métodos atuais, que usam análise simples, são incompletos e incapazes de captar toda a complexidade dessas situações, dizem os cientistas.

Essa interface também deve incluir as dinâmicas sociais, comportamentais e culturais como uma via de pesquisa particularmente frutífera.

Segundo seus criadores, esta nova teoria permite aos cientistas avaliar, por exemplo, a interface entre a renda e outros processos, incluindo resultados de saúde, tudo usando métodos de sistemas dinâmicos, e não estáticos. E também define como as atividades humanas podem influenciar negativamente o meio ambiente e influenciar negativamente seus próprios resultados de saúde e outros impactos ambientais ao longo do tempo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.