26/09/2019

Como os olhos podem ser janelas para o risco de Alzheimer

Redação do Diário da Saúde
Como os olhos podem ser janelas para o risco de Alzheimer
O núcleo cerúleo no cérebro controla as respostas pupilares - e é lá que se alojam as proteínas tau, indicadoras do Alzheimer. [Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Detectando Alzheimer nos olhos

Aumentaram as expectativas de um diagnóstico de Alzheimer por um exame dos olhos.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) descobriram que medir a rapidez com que a pupila de uma pessoa se dilata durante testes cognitivos pode ser um método de baixo custo e não invasivo para auxiliar na triagem de indivíduos com maior risco para Alzheimer antes do início do declínio cognitivo que marca a condição.

A doença de Alzheimer começa a alterar e danificar o cérebro anos - até décadas - antes que os sintomas apareçam, tornando a identificação precoce primordial para retardar sua progressão.

O novo estudo se concentrou nas respostas pupilares que são controladas pelo cerúleo, ou locus coeruleus, um aglomerado de neurônios no tronco cerebral envolvidos na regulação da excitação e também na modulação da função cognitiva.

Tau, cerúleo e Alzheimer

A proteína tau é o biomarcador conhecido mais precoce da doença de Alzheimer, e ela aparece inicialmente no cerúleo - a tau está mais fortemente associada à cognição do que a beta-amiloide.

Ocorre que o cerúleo também controla a resposta pupilar - a alteração do diâmetro das pupilas dos olhos - durante tarefas cognitivas. O que a equipe constatou é que as pupilas aumentam mais quanto mais difícil é a tarefa cerebral, o que pode servir como um indicador da doença de Alzheimer.

"Dada a evidência que liga as respostas pupilares, o cerúleo e a tau, e a associação entre a resposta pupilar e os escores de risco poligênico de Alzheimer (uma contabilização agregada de fatores para determinar o risco herdado de Alzheimer de um indivíduo), esses resultados são uma prova de conceito que medir a resposta da pupila durante tarefas cognitivas pode ser outra ferramenta de triagem para detectar a doença de Alzheimer antes que os sintomas apareçam," disse o professor William Kremen, responsável pela pesquisa.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.