10/12/2019

Como se manter saudável e confortável durante uma onda de calor?

Redação do Diário da Saúde
Como se refrescar durante uma onda de calor usando apenas água?
"A perda de calor por evaporação extra que você pode obter ao aplicar água no corpo com uma esponja pode fazer a diferença."[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Água contra o calor

Se você não tem ar-condicionado e uma onda de calor assola sua região, o que você pode fazer para se refrescar usando apenas água da torneira?

Parece uma pergunta simples de responder, mas pesquisadores da Universidade de Sydney (Austrália) se debruçaram sobre ela para tentar obter o melhor efeito de refrescamento com o menor consumo de água.

Para isso, Nathan Morris e seus colegas compararam o efeito de usar a água de diferentes maneiras sobre a temperatura central da pessoa, a tensão cardiovascular, o risco de desidratação e os níveis de conforto.

Em um total de 90 experimentos, uma mistura de voluntários masculinos e femininos foi monitorada quanto à tensão térmica (temperatura retal), tensão cardiovascular (frequência cardíaca e pressão arterial), risco de desidratação (taxa de suor no corpo todo) e conforto térmico (avaliado usando uma escala analógica visual de 120 mm) durante uma exposição de 2 horas a condições simuladas de pico de dois tipos de ondas de calor - um calor quente e seco e uma onda de calor úmido.

Os resultados mostraram que, em comparação com apenas beber água, a aplicação de água da torneira no peito, braços, costas, pernas e rosto com uma esponja resultou na maior diminuição da tensão cardiovascular, reduziu à metade a taxa de desidratação e melhorou o conforto térmico.

Molhar os pés com água até os tornozelos também mostrou-se melhor do que apenas beber água, mas não foi tão eficaz quanto a imergir os pés na água.

Os resultados foram similares nas duas condições, quente/úmida e muito quente/seca.

"Normalmente, as pessoas são instruídas a beber água, mas nossos resultados mostram que a perda de calor por evaporação extra que você pode obter ao aplicar água no corpo com uma esponja pode fazer a diferença. Mergulhar os pés na água também pode ajudar, mas não é tão eficaz," resumiu o professor Ollie Jay.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.