25/04/2022

Composto químico promove envelhecimento saudável em cobaias

Redação do Diário da Saúde
Composto químico promove envelhecimento saudável em cobaias
Recentemente, uma pesquisadora brasileira demonstrou como um defeito nas mitocôndrias pode faz uma pessoa viver mais.[Imagem: NIA/NIH]

BAM15

Um composto químico descoberto recentemente ajudou camundongos idosos com obesidade a perder gordura e peso, ganhar musculatura e força, reduzir a inflamação relacionada à idade e ainda aumentar a disposição física.

Esta é a primeira evidência de que o composto, chamado BAM15 - um desacoplador mitocondrial - previne a obesidade sarcopênica ou a perda muscular relacionada à idade, acompanhada por um aumento no tecido adiposo.

Curiosamente, mas em linha com outras pesquisas recentes, o composto não "faz bem" às mitocôndrias - na verdade, ele atrapalha seu funcionamento.

"A perda de massa muscular normalmente não é uma preocupação em adultos mais jovens com obesidade. No entanto, à medida que as pessoas envelhecem, isso muda. Os adultos mais velhos com obesidade sarcopênica sofrem perda muscular acelerada. Eles se tornam menos ativos. Como resultado, eles têm maior risco de quedas, derrame, doenças cardíacas, pior qualidade de vida e morte prematura," disse o Dr. Christopher Axelrod, do Centro de Pesquisas Biomédicas Pennington (EUA).

Mantendo músculos e força

Nos experimentos, camundongos mais velhos - com idade equivalente a 60-65 anos em humanos - que receberam o BAM15 apresentaram uma redução significativa na fraqueza e na fragilidade comumente associadas à obesidade sarcopênica, que é o acúmulo de massa gorda e concomitante perda de massa muscular.

Os camundongos, todos com obesidade, foram alimentados com dietas ricas em gordura. Apesar disso, aqueles que receberam BAM15 perderam peso e ficaram mais fortes e mais ativos.

"Normalmente, quando você perde peso, também perde músculo e, em algumas circunstâncias, pode perder muito," disse Axelrod. "Neste estudo, os camundongos idosos aumentaram sua massa muscular em uma média de 8%, sua força em 40%, enquanto perderam mais de 20% de sua gordura."

Estender a saúde

O composto BAM15 funciona tornando as mitocôndrias, as usinas de energia das células, menos eficientes. O resultado é que as mitocôndrias queimam mais energia.

Os pesquisadores estão relutantes em descrever a BAM15 como uma droga pronta contra o envelhecimento, ressaltando que pesquisas adequadas serão necessárias para determinar sua eficácia e sua segurança para as pessoas.

"Estender o tempo de saúde é ainda mais importante do que prolongar a vida," disse o Dr. John Kirwan, coordenador da equipe. "Suponha que você possa acrescentar 20 ou 30 anos à vida de uma pessoa. Qual seria o sentido se sua qualidade de vida fosse horrível?"

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.