01/02/2021

Veja a segunda onda da covid-19 em gráficos

Redação do Diário da Saúde
Covid-19 em gráficos
O ranking da covid-19 mostra países diferentes quando se trata dos casos registrados (tabela à esquerda) e das mortes (tabela à direita). [Imagem: Universidade Johns Hopkins]

Covid-19 em gráficos

Com quase um ano de pandemia de covid-19, os gráficos começam a mostrar as diferenças entre os países no enfrentamento da doença e nos resultados colhidos pelas ações - ou inações - dos respectivos governos.

Estados Unidos, Índia, Brasil, Rússia, Reino Unido e França lideram o ranking mundial, todos com mais de 3 milhões de casos registrados.

Reunimos aqui os gráficos de mortalidade por covid-19 nesses países, uma vez que os casos registrados têm grande influência das ações governamentais de testagem da população.

Covid-19 varia por estação?

Os cientistas estão de olho nestes dados e em suas tendências.

O Dr. Prakruthi Burra e seus colegas da Universidade de Illinois (EUA), por exemplo, acreditam já ter dados suficientes para concluir que a covid-19 seria sazonal, assim como as gripes comuns, apresentando maior incidência em diferentes estações do ano.

"De fato, nossa análise epidemiológica mundial mostrou uma correlação estatisticamente significativa entre temperatura e incidência, mortalidade, casos de recuperação e casos ativos [de covid-19]. A mesma tendência foi encontrada com a latitude, mas não com a longitude, como esperávamos," disse o professor Gustavo Anollés, coordenador da análise.

Os dados ainda não foram influenciados pela vacinação, que está avançando mais ou menos rapidamente os países selecionados.

Covid-19 em gráficos
Número de mortes por covid-19 no mundo.
[Imagem: Universidade Johns Hopkins]

O gráfico global de mortalidade por covid-19 comprova que a segunda onda está sendo muito pior do que os cientistas previam. Contudo, é necessário levar em conta o espalhamento da doença, uma vez que a primeira onda não atingiu com igual intensidade todos os países.

Gráficos da covid-19
Número de mortes por covid-19 nos Estados Unidos.
[Imagem: Universidade Johns Hopkins]

Os dos dados Estados Unidos mostram um padrão muito similar ao global, com uma segunda onda superando largamente a primeira.

Gráficos da covid-19
Número de mortes por covid-19 na Índia.
[Imagem: Universidade Johns Hopkins]

A Índia é o caso anômalo na estatística, com o gráfico apresentando um perfil totalmente distinto e ainda não mostrando impacto de uma segunda onda.

Gráficos da covid-19
Número de mortes por covid-19 no Brasil.
[Imagem: Universidade Johns Hopkins]

A segunda onda no Brasil ainda não superou os números de mortalidade da primeira, mas a curva ainda apresenta tendência de crescimento.

Gráficos da covid-19
Número de mortes por covid-19 na Rússia.
[Imagem: Universidade Johns Hopkins]

A Rússia mostra similaridade com os dados mundiais e dos EUA, apresentando uma segunda onda ainda mais forte, mas já com sinais de arrefecimento.

Covid-19 em gráficos
Número de mortes por covid-19 no Reino Unido.
[Imagem: Universidade Johns Hopkins]

O Reino Unido também está sofrendo com uma segunda onda muito forte, mas destacam-se os resultados colhidos de Junho a Outubro do ano passado. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que inicialmente se alinhou à postura negacionista de Donald Trump (EUA) e Jair Bolsonaro (Brasil), mudou de posição após contrair a covid-19, passando a atuar de maneira proativa em defesa da saúde pública.

Gráficos da covid-19
Número de mortes por covid-19 na França.
[Imagem: Universidade Johns Hopkins]

A França segue enfrentando a segunda onda, mas já vendo o gráfico apresentar os primeiros sinais de arrefecimento.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.