02/06/2014

O que fazer para que as crianças comam verduras e legumes?

Com informações da BBC
O que fazer para que as crianças comam verduras e legumes?
Crianças mais novas estão mais propensas a experimentar verduras e legumes, mas a maioria aprende a comer se os pais insistirem bastante.[Imagem: School Food Plan]

Crianças podem aprender a comer verduras e legumes se esses alimentos forem introduzidos com regularidade antes dos dois anos.

Mas mesmo crianças mais velhas e muito agitadas podem ser incentivadas a comer mais legumes e verduras, caso os pais sejam persistentes o suficiente, oferecendo-os de cinco a 10 vezes.

Purê de alcachofra

A equipe de pesquisa ofereceu purê de alcachofra a 332 crianças com idades entre 4 e 38 meses da Grã-Bretanha, França e Dinamarca.

Cada criança recebeu entre cinco e 10 porções de pelo menos 100 gramas de purê de alcachofra.

Uma em cada cinco crianças comeu tudo que estava em seus pratos, enquanto 40% aprenderam a gostar de alcachofra após algumas tentativas.

O estudo também dissipou o mito popular de que o gosto dos legumes precisa ser mascarado para que as crianças possam comê-los.

O purê foi servido puro, adoçado com açúcar ou misturado com óleo vegetal para adicionar energia.

Houve pouca diferença na quantidade consumida ao longo do tempo entre aqueles que foram alimentados com o purê puro e os que tinham a versão adoçada, sugerindo que tornar os legumes doces não incentiva as crianças a comerem mais.

Quanto mais cedo, mais fácil

No geral, contudo, crianças mais jovens comeram mais alcachofra do que as mais velhas.

"Quando têm menos de dois anos, elas vão comer novos legumes porque tendem a estar dispostas e abertas a novas experiências", disse o professor Marion Hetherington, da Universidade de Leeds (Reino Unido). "Após os 24 meses, crianças tornam-se relutantes em experimentar coisas novas e começam a rejeitar alimentos - mesmo aqueles que antes elas gostavam".

"Se você quer incentivar seus filhos a comer legumes, faça isso cedo e frequentemente". Mesmo se o seu filho for agitado ou não gostar de legumes, nosso estudo mostra que cinco a 10 exposições farão o trabalho," aconselha o pesquisador.

A alcachofra foi escolhida para o estudo por ser o legume que pais disseram estar menos propensos a cozinhar.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.