02/07/2015

Cuidar de corações saudáveis salva mais vidas

Redação do Diário da Saúde

Prevenção e vida

Um estudo de larga escala realizado na Suécia comprovou que a redução dos fatores de risco das doenças cardíacas foi o principal elemento responsável pela redução da mortalidade resultante de problemas do coração.

O tratamento de pessoas já diagnosticadas com doenças cardíacas aparece como segundo fator responsável pela redução da mortalidade, que caiu para menos da metade no período estudado (1986-2002).

Os dados mostraram que 75% da redução da mortalidade foi devida à prevenção primária, o esforço para reduzir os fatores de risco entre pessoas que ainda não desenvolveram problemas do coração.

"A maior parte da melhoria nasceu de alterações em três fatores de risco entre a população saudável. Eles fumaram menos, tiveram níveis de colesterol mais baixos e pressão arterial mais baixa," disse Lena Bjorck, pesquisadora da Universidade de Gotemburgo.

Colesterol, pressão e tabagismo

Os níveis de colesterol mais baixos foram responsáveis por 54% da redução da mortalidade entre toda a população saudável da Suécia, em oposição a 16% entre as pessoas já com doença cardíaca.

"A principal razão para os níveis mais baixos de colesterol foi a dieta, enquanto que drogas foram responsáveis por muito pouco da melhoria," diz a Dra. Bjorck.

A pressão arterial mais baixa foi responsável por 17% da redução na mortalidade na população em geral, em oposição a 1% entre as pessoas com doenças cardíacas.

Parar de fumar foi responsável por 7% da redução na mortalidade da população em geral, incluindo as pessoas com doenças cardíacas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.