05/10/2018

Curativo funcional trata ferimento sob medida

Redação do Diário da Saúde
Curativo funcional trata ferimento sob medida
A professora Victoria Albright examina o material biomédico que ela ajudou a criar. Este material tem o potencial de revolucionar a forma como as feridas crônicas são tratadas.[Imagem: Dharmesh Patel/Texas A&M]

Curativo ativo

Há muitas situações em que simples curativos adesivos não são suficientes.

Para esses casos, acabam de ser criados enxertos de pele "ativos" que facilitam a cicatrização, minimizando a infecção por feridas crônicas na pele.

São novos materiais poliméricos que podem ser usados para revestir os ferimentos e disponibilizar propriedades anteriormente inatingíveis, praticamente transformando as superfícies dos enxertos de pele em enxertos funcionais.

Em termos mais simples, o material detecta os estímulos químicos emitidos pelo ferimento e libera os antibióticos na medida certa.

As funcionalidades são incorporadas em recipientes chamados micelas, depositadas na superfície de malhas de fibra biodegradável para melhorar a funcionalidade da superfície.

"Assim que obtivemos um sistema funcional, procuramos entender como esse material interage com as bactérias e descobrimos que ele é capaz de prevenir a infecção como desejado," disse a pesquisadora Victoria Albright, da Universidade Texas A & M (EUA).

Os resultados demonstram o potencial do desenvolvimento de estruturas superficiais específicas e de funcionalização - mudar a química da superfície do material - para projetar biomateriais avançados e controlar as interações com a matéria viva.

Esse hidrogel poderá, por exemplo, mudar totalmente o tratamento de feridas diabéticas.

"Agora que demonstramos resultados muito promissores 'in vitro' com células humanas, o próximo passo crítico para a equipe será demonstrar ainda mais esse conceito por meio de testes 'in vivo'," disse o professor Hongjun Wang, do Instituto de Tecnologia Stevens (EUA).

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.