21/06/2023

Curativo de pintar: Tinta cicatrizante cura feridas e evita inflamação

Redação do Diário da Saúde
Curativo de pintar: Tinta cicatrizante cura feridas e evita inflamação
O protótipo da caneta de aplicativo da tinta-curativo foi feito em uma impressora 3D. [Imagem: Li Li et al. - 10.1021/acsami.3c03630]

Curativo de pintar

Nosso corpo é muito bom em se curar, embora feridas mais graves possam exigir curativos ou pontos.

Mas que tal se livrar dos curativos adesivos e simplesmente pintar o machucado?

Pesquisadores desenvolveram uma tinta para cicatrização de feridas que pode estimular ativamente a cicatrização expondo o corte a vesículas do sistema imunológico.

A tinta pode ser espalhada em um corte de qualquer formato usando uma caneta especial de baixo custo. Nos primeiros testes, feitos em animais de laboratório, o curativo de pintar reparou quase completamente as feridas em apenas 12 dias.

Ao ser aplicada, a tinta endurece e seca, formando uma camada de gel resistente em três minutos.

Tinta curativa

No processo de cura natural, os glóbulos brancos, ou as vesículas extracelulares (EVs) secretadas por eles, desempenham papéis importantes na promoção da formação de novos vasos sanguíneos e na redução da inflamação durante a cicatrização.

Então, Li Li e seus colegas da Universidade de Nanjing (China) incorporaram essas vesículas extracelulares em um hidrogel, uma substância gelatinosa, mas que flui com facilidade, criando uma espécie de tinta que pode ser aplicada diretamente sobre o corte - um curativo de pintar.

Os testes mostraram que as EVs promovem a formação de vasos sanguíneos e reduzem os marcadores inflamatórios nas células epiteliais humanas, deslocando-os para a fase "proliferativa", ou de crescimento da cicatrização. Nos testes em animais, a tinta curativa também promoveu a formação de fibras de colágeno.

Agora é aguardar que alguma empresa se interesse em fabricar a tinta para que ela possa chegar às farmácias.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.