02/10/2020

Derrame entra na lista das complicações do zika e chikungunya

Redação do Diário da Saúde
Derrame entra na lista das complicações do zika e chikungunya
Os vírus zika e chikungunya causam várias complicações neurológicas, que podem ser ainda mais graves quando o paciente é infectado pelos dois simultaneamente. [Imagem: Maria Lúcia Brito Ferreira et al. - 10.1016/S1474-4422(20)30232-5]

Doenças causadas pelo zika e chikungunya

Pesquisadores do Brasil e do Reino Unido se uniram para investigar a ligação entre doenças neurológicas e a infecção pelos vírus zika e chikungunya.

O zika é amplamente conhecido por causar danos cerebrais em bebês após a infecção durante a gravidez, mas a nova pesquisa mostra que ele também pode causar doenças do sistema nervoso em adultos.

O estudo envolveu 201 adultos que apresentaram doenças neurológicas após a infecção com um dos dois vírus, todos tratados no Brasil durante as epidemias de zika (2015) e chikungunya (2016). É o maior estudo já feito para analisar as características neurológicas da infecção por vários arbovírus circulando ao mesmo tempo.

Os dados mostram que cada vírus pode causar uma série de problemas neurológicos. O zika parece causar a maioria dos casos de Síndrome de Guillain-Barré, na qual os nervos nos braços e nas pernas são danificados. A chikungunya apresentou a maior probabilidade de causar inflamação e inchaço no cérebro (encefalite) e na medula espinhal (mielite).

No entanto, o AVC - acidente vascular cerebral, ou derrame -, que pode ser causado por qualquer um dos vírus isoladamente, ocorreu na maior parte dos casos em pacientes infectados pelos dois vírus ao mesmo tempo.

O derrame ocorre quando uma das artérias que fornecem sangue ao cérebro fica bloqueada. Sabe-se que o risco de derrame aumenta após alguns tipos de infecção viral, como o vírus da varicela zóster, que causa varicela e herpes-zóster, e HIV. O AVC também está sendo cada vez mais reconhecido como uma complicação da covid-19. Isso tem implicações importantes para a investigação e o cuidado dos pacientes com infecção viral, bem como para a compreensão dos mecanismos da doença.

Zika e chikungunya e derrame

No total, 1.410 pacientes foram examinados e 201 cumpriram os requisitos para a pesquisa, realizada no Hospital da Restauração em Recife. Exames de PCR e testes de anticorpos para os vírus foram realizados nos laboratórios da Fiocruz.

Dos 201 pacientes admitidos com suspeita de doença neurológica ligada ao zika, chikungunya ou ambos, 148 tiveram a confirmação da infecção em testes laboratoriais, cerca de um terço dos quais tiveram infecção por mais de um vírus.

A idade mediana dos pacientes era de 48 anos, com participação semelhante de homens e mulheres. Apenas cerca de 10% dos pacientes se recuperaram totalmente na alta, com muitos tendo problemas contínuos como fraqueza, convulsões e problemas na função cerebral.

Dos pacientes com AVC, que tinham em média 67 anos, cerca de dois terços tiveram infecção por mais de um vírus. Muitas das pessoas que tiveram um derrame apresentaram outros fatores de risco de derrame, como pressão alta, indicando que o derrame após a infecção viral por zika e chikungunya pode ser visto com mais frequência em pessoas que já apresentam alto risco.

"A infecção pelo zika causa mais frequentemente uma síndrome de erupção cutânea e febre sem muitas consequências a longo prazo, mas essas complicações neurológicas - embora raras - podem exigir suporte de cuidados intensivos no hospital, muitas vezes resultam em incapacidade e podem causar a morte," disse Dra. Maria Lúcia Brito Ferreira, responsável pela pesquisa.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.