14/11/2008

Descoberto como células-tronco se transformam em neurônios

Agência Fapesp
Descoberto como células-tronco se transformam em neurônios
Pesquisadores descobrem papel de proteína no desenvolvimento de células-tronco neurais e demonstram mecanismo que regula sua diferenciação.[Imagem: NIH]

Células-tronco neurais

Um importante mecanismo que regula o desenvolvimento de células-tronco em neurônios foi identificado por um grupo de pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC) e descrito em artigo na revista Developmental Cell.

Os cientistas descobriram que a proteína receptora Ryk tem papel fundamental na diferenciação de células-tronco neurais e demonstraram um mecanismo de sinalização que regula a diferenciação à medida que as células se transformam em neurônios.

Medicina regenerativa

Segundo o principal autor do estudo, Wange Lu, os resultados do estudo poderão ter importantes implicações para a medicina regenerativa e para tratamentos contra o câncer.

"Células-tronco neurais têm potencial para uso na terapia de substituição celular em doenças neurodegenerativas, como Alzheimer ou Parkinson, bem como para lesões na coluna vertebral. O conhecimento resultante de estudos como o nosso poderão ajudar na produção de neurônios para tais terapias e também para inibir o crescimento de células-tronco cancerosas no cérebro", disse Lu.

Desenvolvimento cerebral

Durante o desenvolvimento cerebral, as células-tronco neurais respondem ao meio no qual se encontram por meio da proliferação ou da diferenciação, mas os mecanismos moleculares responsáveis pelo desenvolvimento de tais células e de neurônios não eram conhecidos.

O estudo mostrou que a proteína Ryk funciona como um receptor das proteínas Wnt, exigidas para a determinação celular e para o crescimento e direcionamento de axônios - o prolongamento da célula nervosa por meio do qual é transmitido o influxo nervoso.

Os pesquisadores verificaram que durante o crescimento de células-tronco neurais em neurônios, a proteína Ryk é dividida e movida para o núcleo celular de modo a regular a diferenciação neuronal.

Os autores apontam que mais estudos serão necessários para explorar as maneiras como o receptor regula a expressão genética neural.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.