13/06/2014

Maratona: corredores de 18 e 55 anos têm mesmo desempenho

Com informações da SINC
Maratona: corredores de 18 e 55 anos têm mesmo desempenho
A relação entre idade do corredor e o tempo para completar a maratona tem um formato de U, com um pico de desempenho em uma idade mais avançada do que se acreditava.[Imagem: UCJC]

Corredores mais jovens saem-se sempre melhor do que os corredores mais velhos?

Não corra para responder, porque pesquisadores espanhóis detectaram um fato inusitado ao estudar a relação entre a idade do atleta e o tempo para completar uma maratona.

A surpresa é que, em média, um atleta de 18 anos de idade leva o mesmo tempo para terminar uma maratona que um atleta entre os 55 e os 60 anos de idade.

Como regra geral, o estudo demonstra que a relação entre idade do corredor e o tempo para completar a maratona tem um formato de U, com um pico de desempenho em uma idade mais avançada do que se acreditava.

São inúmeros os estudos científicos realizados com corredores que percorrem os 42.195 metros da prova que hoje é conhecida como maratona, desde que a prova foi corrida pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1908.

Isso torna mais surpreendentes os resultados obtidos por Camilo José Cela e sua equipe da Universidade de Madrid (Espanha), demonstrando que a relação entre o tempo e a idade do corredor não é crescente e linear durante a vida adulta.

U da maratona

A equipe criou um banco de dados com os tempos de mais de 45.000 corredores que participaram da Maratona de Nova Iorque em 2010 e 2011, nas categorias masculino e feminino, com corredores de idades que vão dos 18 aos 75 anos.

Entre os homens, os melhores tempos foram obtidos aos 27 anos, enquanto a idade para o melhor desempenho das mulheres foi de 29 anos.

Antes dessa idade, o tempo para percorrer a maratona foi 4% mais lento para cada ano abaixo dessa idade, tanto para os homens quanto para as mulheres.

Depois da idade de pico, os atletas aumentaram seus tempos de corrida a uma taxa de 2% ao ano, também em ambos os sexos.

"A diferença no tempo que leva para homens e mulheres terminarem uma maratona permanece em cerca de 20% até os 55 anos de idade. Mas, desta idade em diante, as diferenças entre os sexos são maiores e atingem mais de 40% aos 70 anos," afirmou Juan Del Coso Garrigós, membro da equipe.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.