07/12/2020

Desenvolvendo melhores cultivares de plantas medicinais

Redação do Diário da Saúde
Desenvolvendo melhores cultivares de plantas medicinais
Senna tora, também conhecida como Cassia tora.[Imagem: Francisco Manuel Blanco]

Antraquinonas

As antraquinonas, ou antranoides, são uma classe de compostos naturais com várias propriedades medicinais, bem como por outras aplicações, incluindo corantes ecologicamente corretos.

Apesar do grande interesse, o mecanismo pelo qual as plantas produzem essas substâncias estava envolta em mistério.

Agora, uma equipe internacional de cientistas descobriu um gene responsável pela síntese da antraquinona nas plantas.

A descoberta, feita em uma planta conhecida pela medicina oriental, pode viabilizar cultivos para colher esses compostos úteis em larga escala.

"A Senna tora é uma leguminosa com propriedades medicinais à base de antraquinona há muito reconhecidas nas antigas tradições chinesas e ayurvédicas, incluindo benefícios antimicrobianos e antiparasitários, bem como diabetes e prevenção de doenças neurodegenerativas," explicou a professora Sue Rhee, da Instituição Carnegie de Ciências (EUA).

Apesar de suas extensas aplicações práticas, os estudos genômicos da Senna tora - também conhecida como Cassia tora - eram limitados. Por isso, a equipe usou uma série de abordagens genéticas e bioquímicas sofisticadas para identificar a primeira enzima formadora de antranoides conhecida em plantas.

Cultivo de plantas medicinais

Uma vez que o processo pelo qual as plantas produzem esses compostos importantes seja totalmente conhecido, esse conhecimento poderá ser usado para projetar cultivares para produzir altas concentrações de antraquinonas, otimizando seu uso medicinal.

"Agora que estabelecemos o primeiro degrau da escada, podemos avançar rapidamente para elucidar o conjunto completo de genes envolvidos na síntese da antraquinona," disse o pesquisador Sang-Ho Kang.

"As mesmas técnicas que usamos para ajudar a melhorar os rendimentos de safras agrícolas ou de biocombustíveis também podem ser aplicadas ao desenvolvimento de métodos de produção sustentáveis para medicamentos à base de plantas," acrescentou Rhee.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.