19/06/2009

Dicas para cuidar de travesseiros, almofadas, cortinas, bichos de pelúcia e até dos tênis

Redação do Diário da Saúde
Dicas para cuidar de travesseiros, almofadas, cortinas, bichos de pelúcia e até dos tênis

Soluções caseiras

Finda o outono, entra o inverno, geralmente seco. Época de tirar do armário cobertores, edredons, almofadas e até bichos de pelúcia para colocar na cama das crianças e evitar que elas rolem muito e se descubram durante a noite. O problema é que o tempo acumulou poeira e ácaros em todos eles.

Para garantir a saúde da família, evitar as alergias e até manter a durabilidade dos objetos, é preciso lavá-los de maneira adequada. Ricardo Monteiro, da Quality Lavanderia, dá dicas de como fazer a limpeza de cortinas, tapetes, almofadas, bichos de pelúcia e tênis. Alguns, como ele explica, precisam ser levados à lavanderia, mas há soluções caseiras:

Travesseiros e almofadas

São peças que acumulam muitos ácaros, podendo causar alergias respiratórias. Monteiro explica: "A forma mais eficiente de eliminar os ácaros é a limpeza com água e sabão neutro. Devem ser lavados a cada seis meses, em média, dependendo da sujidade." É melhor evitar lavar na máquina aqueles recheados com penas, porque eles podem danificar a máquina e ainda ficar com mau cheiro.

Cortinas

Podem ser lavadas em casa, com água e sabão. Monteiro alerta: "Devem ficar de molho, em tanque ou bacia, no máximo uma hora, para não ficarem com mau cheiro. Depois do molho, podem ir para a máquina (se ela tiver capacidade para o peso e as dimensões do objeto)."

Persianas

Este é um ítem que requer limpeza diária, usando-se espanador alternado com pano úmido. "Podem ser lavadas em casa, mas jamais colocadas na máquina, pois ficam irreversivelmente amassadas", adverte Monteiro. Ele explica que, para persianas de tecido, o melhor é que sejam levadas à lavanderia com frequência de seis a oito meses. Atenção às peças coloridas: elas mancham facilmente quando produtos inadequados são aplicados.

Tapetes

Outro foco de ácaros, os tapetes devem ser aspirados com frequência, por acumularem muito pó, e limpos com escova macia e sabão neutro, com pouca água. O problema maior do tapete é o enxágue, muito difícil em casa, mesmo se estendido no quintal. Ele também pode desbotar se exposto ao sol. Tapetes persas mancham com facilidade devido a utilização de corantes naturais. Por isso, o ideal é levá-los à lavanderia, para higienização adequada.

Bichos de pelúcia

Quem não tem um bichinho de pelúcia, principalmente se tiver crianças em casa? Por acumular muitos ácaros e microorganismos, devem ser lavados constantemente se a criança o utiliza diariamente e a cada seis meses se estiverem somente como enfeites. Os pequenos podem ser colocados na máquina, no modo suave. Se não couberem, é melhor levá-los à lavanderia do que deixá-los sujos, ainda que a sujeira não seja aparente.

Tênis

Podem ser lavados em casa, sejam de tecido ou couro. O importante é lavar com uma escova de cerdas macias com água e detergente neutro. O molho dever ser por no máximo 30 minutos. Para a secagem, devem ser colocados de cabeça para baixo, sem pendurá-los, de preferência em locais arejados, sem ação direta do sol.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.