03/12/2013

Dieta mediterrânea sem café da manhã é ideal para diabéticos

Redação do Diário da Saúde
Dieta mediterrânea sem café da manhã é ideal para diabetes
A dieta mediterrânea tem benefícios físicos e mentais documentados em milhares de estudos.[Imagem: SINC]

Para os pacientes com diabetes, pode ser melhor concentrar a parte principal da alimentação diária em uma refeição grande.

Esta é a recomendação feita a partir de um estudo dietético realizado na Universidade de Linkoping (Suécia) pelos doutores Hans Guldbrand e Fredrik Nystrom.

Foram analisados os efeitos da dieta sobre a glicemia, lípidos no sangue e diferentes hormônios e comparadas três composições de macronutrientes diferentes em pacientes com diabetes tipo 2.

O primeiro grupo ingeriu uma dieta de baixa gordura, com uma composição de nutrientes tradicionalmente recomendada, com cerca de 55% do total de energia vinda de carboidratos.

O segundo grupo ingeriu uma dieta de baixa caloria, com baixo teor de carboidratos - cerca de 20% da energia vinda de carboidratos e cerca de 50% da energia vinda de gorduras.

Em ambos os casos, as refeições seguiam o padrão ocidental tradicional em termos de quantidade de alimentos e horários.

Finalmente, um grupo usou a dieta mediterrânea, composta de apenas uma xícara de café no café da manhã, e com todo o conteúdo calórico correspondente ao café da manhã e ao almoço servido em um almoço reforçado.

Além disso, o valor calórico total incluiu 150 ml (mulheres) ou 200 ml (homens) de vinho tinto no almoço.

"Nós descobrimos que a dieta pobre em carboidratos aumentou os níveis de glicose no sangue muito menos do que a dieta de baixo teor de gordura, mas os níveis de triglicérides tenderam a se elevar em comparação com a dieta de baixo teor de gordura," disse o Dr. Guldbrand.

"É muito interessante que a dieta mediterrânea, sem café da manhã e com um enorme almoço com vinho, não induza níveis de glicose no sangue mais elevados do que a dieta com pouca gordura, apesar de um única grande refeição," acrescentou o professor Nystrom.

"Isto sugere que é preferível ter uma grande refeição em vez de várias pequenas refeições quando você tem diabetes [tipo 2], e é surpreendente como muitas vezes se fala das vantagens da chamada dieta mediterrânica, mas se esquece de dizer que, tradicionalmente, ela não inclui um café da manhã," conclui ele.

Apesar de criterioso, o estudo envolveu um pequeno número de pacientes, e dados individuais precisam ser levados em conta em qualquer alteração na dieta de pacientes com diabetes. Assim, a recomendação fundamental continua sendo: discuta o assunto com seu médico.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.