07/05/2010

Dieta não funciona bem porque organismo adota mecanismo compensatório

Redação do Diário da Saúde

Mecanismo compensatório

A simples redução na ingestão de calorias, feita por meio de dietas, não é suficiente para garantir uma perda de peso significativa.

Isto se deve a um mecanismo compensatório natural por meio do qual a pessoa reduz inconscientemente a atividade física em resposta à redução das calorias disponíveis.

Esta conclusão está em um estudo publicado no exemplar de Abril do American Journal of Physiology, feito por cientistas da Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos.

Combinação de dieta e exercícios

"Em plena epidemia de obesidade, os médicos frequentemente aconselham seus pacientes a reduzirem a quantidade de calorias que eles estão consumindo, em bases diárias. Esta pesquisa mostra que simplesmente fazer dieta provavelmente não levará a uma perda substancial de peso," diz a Dra Judy Cameron, coordenadora da pesquisa.

"Em vez disso, para se atingir o objetivo da perda sustentável de peso deve-se combinar dieta e exercícios," diz ela.

Adaptação à dieta

A pesquisa foi feita em modelos animais, utilizando 18 fêmeas de macacos rhesus. Os animais foram colocados em uma dieta rica em gordura por vários anos.

Eles então foram submetidos a uma dieta com baixo nível de gorduras, consistindo basicamente na alimentação natural desses macacos, o que representou uma redução de 30% na ingestão de calorias em relação à dieta anormal anterior.

Durante o mês, o peso e os níveis de atividades físicas dos animais foram monitorados criteriosamente, por meio de um colar em seus pescoços.

"Surpreendentemente, não houve perda de peso significativa ao final do mês," explica Sullivan.

Mas os aparelhos registraram uma alteração significativa nos níveis de atividades físicas dos animais.

"Os níveis naturais de atividade física, normais para os animais, começaram a diminuir assim que a dieta com redução de calorias começou. Quando as calorias foram reduzidas ainda mais, no segundo mês da pesquisa, a atividade física das macacas diminuiu ainda mais," conta Sullivan.

Programas contra a obesidade

O estudo comprova que há um mecanismo natural do organismo que conserva energia em resposta a uma redução nas calorias ingeridas.

"Nem sempre a comida é suficiente para os humanos e animais [na natureza] e o corpo parece ter desenvolvido uma estratégia para responder a essas flutuações," teoriza Sullivan.

"Esta descoberta vai ajudar os médicos no aconselhamento de seus pacientes. Ela poderá também impactar o desenvolvimento de intervenções comunitárias para combater a obesidade infantil e levar a programas que enfatizem tanto a dieta quanto os exercícios," conclui ela.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.