28/07/2009

Doações de sangue e leite humano caem no inverno

Ivy Farias - Agência Brasil

Nem sangue e nem leite

As temperaturas mais baixas não fazem apenas com o que o tempo fique mais seco. Nesta época, os hemocentros e os bancos de leite humano registram queda de doações. Segundo o médico Frederico Carbone Filho, da equipe técnica do hemocentro da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, por causa das férias escolares, de gripes e da exposição ao frio, as pessoas ficam desmotivadas para doar sangue. "Há uma diminuição de 20% a 30% nas doações de sangue em todo o estado."

De acordo com Carbone, a ausência de doadores acaba comprometendo os estoques de sangue dos hemocentros. "Por isso, é importante continuar doando mesmo nesta época."

Baixo índice de doadores

Segundo o médico, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, se 5% da população doar sangue frequentemente, haverá um estoque para atender a todas as demandas. "Os Estados Unidos e países da Europa possuem esse índice", diz Carbone.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o índice de doadores não chega nem a metade do proposto pela OMS: 1,7%. "A doação de sangue é uma questão de educação e cidadania: quem doa hoje, pode precisar amanhã", assinala Carbone. De acordo com o especialista, o sangue é "insubstituível e fundamental". "O importante não é doar apenas uma vez e sim fidelizar a doação."

Doações de leite

As doações de leite humano também despencam aproximadamente 20% nesta época do ano, informa a diretora de Banco de Leite Humano da Maternidade Interlagos, em São Paulo, a nutricionista Roberta Trevisan. "A situação é grave, porque o leite humano é importantíssimo para os bebês, oferecendo proteção imunológica e nutricional."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.