06/06/2011

Doença cardiovascular pode ser detectada durante o sono

Ludger Grote
Doença cardiovascular pode ser detectada durante o sono
A técnica simples pode identificar um aumento no risco de doenças cardiovasculares, detectando precocemente um problema que pode ser fulminante e fatal. [Imagem: Contec]

Oxímetro de dedo

Pesquisadores suecos desenvolveram um novo tipo de oxímetro - um aparelho que mede a quantidade de oxigênio no sangue - capaz de detectar alterações no funcionamento do coração e do sistema circulatório.

O melhor é que o aparelho é usado como uma espécie de anel em um dedo e faz o seu trabalho durante o sono.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, essa técnica simples pode identificar um aumento no risco de doenças cardiovasculares, detectando precocemente um problema que pode ser fulminante e fatal.

Um estudo piloto com 148 pessoas mostrou que mais de 80% dos pacientes de alto risco foram identificados por esta técnica de medição simples e sem riscos.

Sinais do coração

No estudo, os pesquisadores usaram uma versão modificada do oxímetro de pulso, atualmente utilizado para detectar diversos distúrbios do sono durante a noite, tais como a apneia.

O método é baseado na medição de cinco componentes do sinal detectado no dedo: a atenuação da onda de pulso, a aceleração da frequência cardíaca, o tempo de propagação do pulso, oscilações da pulsação relacionadas à respiração e a dessaturação de oxigênio.

"Nós então ponderamos estes componentes em um modelo para avaliar o risco que o paciente corre de sofrer uma doença cardiovascular," afirma Ludger Grote, coordenador da pesquisa. "Os valores medidos de cada paciente refletem o risco, no mínimo, de forma equivalente à avaliação desses riscos no consultório."

A técnica pode resultar na identificação mais rápida e mais fácil dos pacientes com risco elevado de doença cardiovascular, ou eventuais agravamentos de seu estado de saúde.

Monitoramento cardíaco

Os pesquisadores afirmam que o aparelho poderá ser usado também para monitorar os efeitos dos tratamentos para as doenças do coração, tais como perda de peso e exercícios, que podem ajudar a evitar problemas cardíacos.

A equipe está agora desenvolvendo protótipos para um dispositivo totalmente portátil, que possa ser usada clinicamente.

Porém, antes que o novo aparelho possa entrar em uso, estudos maiores serão necessários para confirmar os resultados iniciais - Grote afirmou que a equipe já começou este processo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.