09/03/2012

Cientistas avaliam uso da droga alucinógena LSD contra alcoolismo

Com informações da BBC
Cientistas avaliam uso da droga alucinógena LSD contra alcoolismo
Molécula da droga alucinógena LSD, uma das mais potentes já descobertas. [Imagem: Wikipedia]

Efeito curto

Revisando a literatura médica, pesquisadores descobriram que estudos realizados nos anos 1960 mostram efeitos positivos da droga LSD contra o alcoolismo.

Segundo aqueles estudos, uma única dose da droga alucinógena ajudaria alcoólatras a parar de beber por um período entre seis meses e um ano.

O LSD (Lysergic acid diethylamide, ou dietilamida do ácido lisérgico) é uma das drogas alucinógenas mais fortes já identificadas.

Ela aparentemente bloqueia uma substância química no cérebro, a serotonina, que controla funções como percepção, comportamento, fome e humor.

LSD contra alcoolismo

Experimentos realizados há mais de 40 anos concluíram por um "efeito benéfico significativo" contra o abuso de álcool.

Todos os mais de 500 pacientes envolvidos participavam de tratamentos contra o alcoolismo.

Alguns deles receberam uma única dose de LSD de entre 210 e 800 microgramas, e diminuíram o consumo de álcool em relação aos que não ingeriram a droga.

Trocando uma por outra

Como o efeito não foi duradouro, Teri Krebs e Pal-Orjan Johansen, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, agora concluíram que o LSD poderia ser usado contra o alcoolismo em doses mais frequentes.

"De acordo com as provas sobre o efeito benéfico fo LSD contra o alcoolismo, é difícil entender por que esta abordagem de tratamento foi amplamente ignorada," escrevem os autores.

Talvez a substituição de uma droga por outra possa não ter parecido uma alternativa benéfica a longo prazo para os demais pesquisadores.

Nos estudos revisados, houve cinco casos de reações adversas agudas ao LSD, além de reações adversas moderadas em outros participantes, "sem qualquer efeito danoso duradouro", escrevem os autores.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.