18/11/2015

Encontrados indícios de relação entre microcefalia e zika

Com informações da Agência Brasil

Zika na gravidez

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, existe uma forte relação entre a circulação do vírus zika vírus e a ocorrência de casos de microcefalia no Nordeste do Brasil.

De acordo com ele, resultados de exames feitos em dois fetos com microcefalia mostraram que as gestantes foram infectadas pelo zika.

"São duas gestantes com vírus zika no líquido amniótico cujas crianças têm microcefalia. Isso nos aponta fortemente para a correlação entre as duas coisas. Mas não permite ainda descartar completamente outras possíveis causas. Não vamos afirmar ainda, com certeza absoluta, que a causa é o vírus zika," afirmou Cláudio Maierovitch.

O vírus zika é transmitido pelo mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

Sem sintomas

Segundo Maierovitch, os testes foram feitos por anminiocentese, quando o líquido amniótico é retirado do abdome da mãe. Esses exames não são feitos rotineiramente por apresentarem riscos.

Outras possíveis causas, de acordo com o diretor, seguirão sendo pesquisadas.

O especialista disse também que o vírus zika tem uma particularidade, que é a de que 80% dos infectados não apresentarem sintomas. Dessa forma, de acordo com Maierovitch, é impossível estimar a magnitude do problema. "Não temos a dimensão de quantas mulheres tiveram zika durante a gestação", disse.

Foram registrados no primeiro semestre deste ano casos de zika em 14 estados: Rondônia, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Paraná.

Cuidados para as gestantes

Para as gestantes e suas famílias, Cláudio Maierovitch reiterou as orientações do Ministério da Saúde para que façam exames pré-natal, evitem álcool e drogas, não usem medicamentos sem orientação médica e se protejam de mosquitos, usando calça e camisa de manga comprida e repelentes.

Além disso, que adotem medidas que evitem a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, retirando recipientes que tenham água parada e cobrindo adequadamente locais de armazenamento como cisternas e caixas d'água.

Não há tratamentos específicos para os casos detectados de zika. Assim como ocorre com a dengue, são aplicadas medidas de suporte, mas que não encurtam a duração da doença.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.