17/11/2014

Erros de medicação para crianças são frequentes em casa

Gina Bericchia - NCH
Erros de medicação para crianças são frequentes em casa
Neste caso o que assusta não são os erros médicos, mas erros geralmente cometidos em casa.[Imagem: Wikimedia]

Além do fantasma do "efeito fim de semana" em hospitais, a cada oito minutos uma criança é afetada por erros de medicação fora dos hospitais.

O levantamento realizado por médicos do Hospital Nacional Infantil (EUA) estima que 63 mil crianças com menos de seis anos de idade e não hospitalizadas sofrem com os erros de medicação todos os anos apenas naquele país.

"Isso é mais comum do que as pessoas podem perceber," disse o Dr. Huiyun Xiang. "Os números que nós relatamos ainda subestimam a verdadeira magnitude desses incidentes, uma vez que estes são apenas casos relatados aos centros nacionais de intoxicação."

Os principais agentes geralmente são pais ou cuidadores bem-intencionados que involuntariamente cometem um erro ao dar a medicação à criança.

"A embalagem dos produtos precisa ser redesenhada de forma a fornecer dispositivos precisos de dosagem e instruções, e uma melhor rotulagem para aumentar a visibilidade para os pais," disse Henry Spiller, coautor do estudo.

A boa notícia é que a grande maioria dos casos é benigna, com poucos efeitos para as crianças.

Erros mais comuns

Os erros de medicação mais comuns em crianças, por ordem de número de ocorrências, aconteceram na casa das crianças, em outra residência e na escola.

Os medicamentos mais comumente envolvidos são analgésicos e medicamentos contra febre, como o ibuprofeno e o acetaminofeno.

Os casos mais comuns em que estes erros podem ocorrer incluem cuidadores que dão a mesma medicação duas vezes, que interpretam mal as instruções de dosagem ou que administram o medicamento errado.

"Nós descobrimos que as crianças mais jovens são mais propensas a sofrer com os erros do que as crianças mais velhas, com filhos menores de um ano de idade representando 25% dos incidentes", disse Xiang.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.