18/02/2013

Combinações de ervas medicinais são tão eficazes quanto remédios tradicionais

Redação do Diário da Saúde
Combinações de ervas medicinais são tão eficazes quanto remédios tradicionais
O único remédio eficaz contra a malária foi descoberto a partir de um estudo da medicina tradicional chinesa.[Imagem: Wikipedia/Kristian Peters]

Naturais e eficazes

Produtos naturais, normalmente chamados de plantas medicinais, podem ser tão eficazes quanto os medicamentos industrializados para tratar infecções ou mesmo leucemia.

A única dificuldade é encontrar a combinação correta das ervas para cada enfermidade.

Uma equipe de cientistas das universidades de Cingapura e Tsinghua (China) fizeram um estudo inédito avaliando combinações de 124 ervas medicinais usadas pela medicina tradicional chinesa.

Eles comprovaram que certas combinações dos medicamentos naturais podem ser tão eficazes quanto os medicamentos alopáticos comuns contra doenças específicas.

O trabalho, liderado pelo Dr. Chen Yu Zong, foi publicado na última edição da revista científica PLOS ONE.

Ervas medicinais batem remédios tradicionais

A pesquisa mostrou que ingredientes ativos de produtos naturais combinados podem alcançar o mesmo nível de potência que os fármacos sintéticos anticancerígenos e antibacterianos.

A diferença é que os medicamentos naturais têm de ser tomados em quantidades maiores ou por um período de tempo mais longo.

Em compensação, eles não produzem os efeitos colaterais dos remédios comerciais.

As combinações incluíram a fórmula natural da medicina tradicional chinesa conhecida como Realgar-Índigo, voltada para o tratamento da leucemia, Wedelia chinensis, um anti-inflamatório natural, e chá preto, usado no Japão para o tratamento da gastroenterite.

Combinações corretas

"Tem havido alegações de que os produtos naturais simplesmente teriam um efeito placebo. Em nosso estudo, nós analisamos mais de 100 tipos de combinações de produtos naturais que são consideradas como os melhores e descobrimos que é possível fazer com que os produtos naturais alcancem a mesma eficácia que as drogas feitas pelo homem," disse o Dr. Chen.

"No entanto, a probabilidade de encontrar essas combinações com base nos métodos tradicionais é baixa (abaixo de 3%) já que os produtos naturais têm que ter a potência suficiente e tomados na combinação correta," ressalvou ele.

O grupo planeja prosseguir o estudo, em particular para determinar como alcançar, com os medicamentos naturais, o mesmo nível de eficácia que as drogas sintéticas.

Segundo os pesquisadores, os resultados já obtidos estabelecem as bases para novos estudos sobre como obter as combinações corretas entre as plantas medicinais, ou mesmo para combinar os medicamentos naturais com os medicamentos sintéticos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.