29/05/2012

Programa faz exame da língua da medicina tradicional chinesa

Timothy Wall
Exame da língua usa medicina chinesa para alertar sobre doenças
Classificação da aparência da língua, segundo a técnica chinesa zheng. [Imagem: Kanawong et al.]

Exame da língua

Há mais de 5.000 anos, os chineses usam um sistema de medicina com base no fluxo e no equilíbrio das energias positivas e negativas do corpo humano.

Neste sistema, uma das medidas utilizadas para classificar o estado físico geral do corpo é a aparência da língua - uma forma de diagnóstico conhecida como Zheng.

Agora, pesquisadores da Universidade de Missouri (EUA) desenvolveram um programa de computador que combina as práticas das medicinas antiga e moderna, automatizando a análise de imagens da língua.

"A classificação zheng pode servir como uma ferramenta de pré-triagem e ajudar na medicina preventiva", disse Dong Xu, coordenador da pesquisa.

Ponte entre a medicina oriental e medicina ocidental

"Nosso software ajuda a estabelecer uma ponte entre a medicina oriental e a medicina ocidental, uma vez que um desequilíbrio no zheng pode servir de alerta para que se procure um médico.

Nesse próximo um ano, nosso objetivo final é criar um aplicativo para smartphones que irá permitir que alguém tire uma foto de sua língua e saiba instantaneamente o status do seu zheng," diz o pesquisador.

O software analisa as imagens com base na cor e no revestimento da língua, distinguindo línguas apresentando sinais de zheng "quente" ou "frio".

Tons de vermelho e amarelo estão associadas com zheng quente, enquanto uma camada branca sobre a língua é um sinal de zheng frio.

Zheng quente e zheng frio

"Zheng quente e frio não se referem diretamente à temperatura do corpo", explica o pesquisador. "Pelo contrário, refere-se a um conjunto de sintomas associados com o estado do corpo como um todo."

Por exemplo, uma pessoa com zheng frio pode sentir calafrios e friagem nos membros e apresentar palidez no rosto. Sua voz pode ter um tom mais agudo. Essas pessoas geralmente preferem alimentos e bebidas quentes, e gostam de ambientes quentes.

Na medicina tradicional chinesa, extremos quentes ou frios de Zheng podem ser sintomas de gastrite, uma inflamação do revestimento do estômago frequentemente causada por infecção bacteriana.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.