08/10/2021

Caminhar é bom. Mas exercícios moderados-vigorosos são três vezes melhores

Redação do Diário da Saúde
Caminhar é bom. Mas exercícios moderados-vigorosos são três vezes melhores
O estudo comparou como o sedentarismo, a caminhada e a prática de exercícios rotineiros afetam o condicionamento físico.[Imagem: Matthew Nayor et al. - 10.1093/eurheartj/ehab580]

Esforce-se mais que vale a pena

Que o exercício físico é saudável não é novidade, mas quão rigoroso esse exercício deve ser para realmente afetar o nível de condicionamento físico de uma pessoa?

E, se você fica sentado o dia todo em uma mesa, mas ainda consegue sair e se exercitar, isso anula suas seis, sete ou oito horas de comportamento sedentário?

Esse foi o tipo de pergunta que o Dr. Matthew Nayor e sua equipe da Universidade de Boston (EUA) se propuseram a responder no maior estudo feito até hoje voltado para a compreensão da relação entre a atividade física regular e a aptidão física de uma pessoa.

Eles descobriram que sessões de exercícios moderados a vigorosos - treinar com mais intensidade do que, digamos, caminhar 10.000 passos ao longo de um dia - melhoraram drasticamente o condicionamento físico de uma pessoa, em comparação com as formas mais leves de exercício.

De fato, os ganhos para quem se exercitou de modo moderado ou vigoroso chegaram a ser até três vezes maiores do que quem se exercitava de modo leve.

"Ao estabelecer a relação entre diferentes formas de atividade física habitual e medidas detalhadas de aptidão física," explicou Nayor, "esperamos que nosso estudo forneça informações importantes que possam ser usadas para melhorar a aptidão física e a saúde geral ao longo da vida."

Exercícios moderados ou vigorosos

Mas onde fica essa linha divisória entre exercícios que fazem muito bem e outros que nem tanto? Como saber se você está fazendo o suficiente, se seus exercícios podem ser classificados de moderados a vigorosos?

"Usamos definições de estudos anteriores que categorizaram uma cadência de 60-99 passos/minuto como esforço de baixo nível, enquanto 100-129 passos/minuto é geralmente considerado um indicativo de atividade física moderada, e maior que 130 passos/minuto é considerado vigoroso. Essas contagens de passos podem precisar ser um pouco mais altas em indivíduos mais jovens.

"As Diretrizes de Atividade Física para Norte-Americanos recomendam 150-300 minutos/semana de intensidade moderada ou 75-150 minutos/semana de exercício de intensidade vigorosa.

"No entanto, esse limite superior é na verdade uma orientação destinada a encorajar as pessoas a se exercitarem. Em nosso estudo, não observamos nenhuma evidência de um limiar além do qual níveis mais elevados de atividade não estavam mais associados a maior aptidão," explicou Nayor.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.