16/05/2022

Exorroupas ajudam trabalhadores, mas poderiam ser melhores

Redação do Diário da Saúde
Exorroupas ajudam trabalhadores, mas poderiam ser melhores
Um dos modelos de exorroupa analisado pela equipe. [Imagem: Novak]

Exoesqueletos e exorroupas

Os exoesqueletos e exorroupas são tecnologias promissoras na assistência a pessoas com lesões nas costas e nos ombros e aos idosos.

As exorroupas são uma versão mais barata e menos complicada de um exoesqueleto, que é usado principalmente na área médica e no suporte a idosos.

Contudo, nenhum dos dispositivos desse tipo fabricados até o momento é "perfeito", afirma a Dra Vesna Novak, da Universidade de Cincinnati (EUA).

A equipe de pesquisa queria saber quais os efeitos reais dessas "máquinas de vestir" para os pacientes, e se elas realmente facilitam o movimento dos membros ou lhes dão maior força e resistência.

"Nada foi aperfeiçoado, então estamos tentando descobrir o que funciona e o que não funciona para que possamos nos concentrar [no que falta fazer]," justificou Novak.

Exorroupas de suporte para as costas

A demanda por exorroupas tem aumentado nas indústrias onde os funcionários fazem muito levantamento de peso ou movimentos repetitivos, como em trabalhos de armazém, construção e indústria aérea.

"As exorroupas de suporte para as costas podem dar suporte aos trabalhadores em trabalhos fisicamente exigentes, reduzindo a carga muscular, o que pode reduzir o risco de distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho," explicou a pesquisadora.

Para este estudo comparativo, a equipe analisou exorroupas comercialmente disponíveis e encontrou prós e contras.

"Sua principal fraqueza é que é meio rígida e desconfortável, por isso é bom para uso a curto prazo, mas não a médio prazo," contou a pesquisadora Maja Gorsic, membro da equipe.

Embora os voluntários do estudo tenham achado as tarefas moderadamente mais fáceis de realizar com a exorroupa do que sem ela, "o traje não parece ser flexível o suficiente: Como é muito rígido na região lombar e nos quadris, os movimentos de agachamento são desconfortáveis para os usuários," detalhou Gorsic.

A equipe afirma esperar que suas avaliações ajudem a indústria a aperfeiçoar seus produtos, tornando-os mais confortáveis e eficientes.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.