24/07/2012

Experiências científicas com animais precisarão de veterinário

Com informações da Agência Brasil

Dr. Cobaia

A partir de agora, as experiências científicas com uso de animais no Brasil terão que obrigatoriamente ser acompanhadas por veterinários.

A exigência da presença desses profissionais foi determinada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Na prática, a maior parte dos laboratórios de pesquisa que utilizam animais para experimentação científica e ensino, conhecidos como biotérios, já mantém veterinários em suas equipes, segundo informações do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Consciência dos animais

Com a medida, procedimentos como analgesia, eutanásia, administração de medicamentos e óbito das cobaias, e a garantia de boas condições do ar e de alimentação passam a ser competência e responsabilidade dos veterinários.

A equipe de pesquisadores ficará responsável exclusivamente pelos estudos científicos.

"Quem pode avaliar se animal está sendo submetido a sofrimento ou dor, durante um procedimento, em aula prática ou pesquisa, é o médico veterinário", explicou Alberto Costa.

Os cientistas já reconhecem que os animais têm seu próprio nível de consciência, sendo capazes de experimentar sensações desde euforia à frustração, dor e sofrimento intensos. "A presença do médico veterinário contribui para que não ocorra essa situação de sofrimento", acrescentou o professor.

Formalidade

Mas nem todos concordam que a medida vá garantir melhores bem-estar aos animais.

"Atualmente, existem pessoas que não fazem sequer analgesia nos animais [submetidos às experiências]. O pesquisador é pontual na pesquisa, mas nem sempre tem a experiência de dia a dia com o animal", afirmou Carlos Müller, coordenador do Centro de Experimentação Animal do Instituto Oswaldo Cruz (IOC).

Para ele, a nova norma, que cria mecanismos rigorosos de controle da experimentação, trata apenas da assistência técnica e sanitária aos animais.

Substituição da pesquisa com animais

A alteração nas regras sobre as cobaias reacende o debate sobre alternativas que substituam o uso de animais em pesquisas, algo que está ocorrendo a passos largos em todo o mundo.

Mas não no Brasil, garante Müller, que garante que "Não existem métodos substitutivos [no Brasil] porque falta investimento".

"Na Europa, você vê fortunas investidas nesses métodos. Aqui [no Brasil], não adianta ficar cobrando do pesquisador. Você até substitui aulas com métodos alternativos, mas na pesquisa não," relatou.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.