28/10/2014

Exposição ao Sol pode reduzir ganho de peso e controlar diabetes

Com informações da BBC

A exposição ao sol pode desacelerar o ganho de peso e o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Cientistas constataram que a radiação ultravioleta em cobaias superalimentadas fez com que os animais comessem menos.

Após o tratamento com luz ultravioleta, os animais do estudo também apresentaram menores sinais de alerta de diabetes tipo 2, tais como níveis anormais de glicose e resistência à insulina (condição em que a insulina produzida pelo corpo é insuficiente ou ineficiente para processar a glicose nas células).

Segundo os pesquisadores, a vitamina D, produzida naturalmente pelo corpo em resposta à exposição à luz solar, não estaria envolvida no fenômeno.

Os efeitos estão ligados ao óxido nítrico, que é liberado pela pele após a exposição à luz solar. O mesmo efeito foi obtido quando um creme contendo este composto foi aplicado sobre a pele dos animais.

Equilíbrio na exposição ao Sol

Os pesquisadores disseram que os resultados devem ser interpretados com cautela, pois as cobaias usadas nos experimentos - ratos - são animais noturnos, cobertos de pelo, e que normalmente não são expostos a muita luz solar. Mais pesquisas são necessárias para descobrir se a luz do sol tem o mesmo efeito em humanos.

"Nós sabemos de estudos epidemiológicos que aqueles que tomam sol vivem mais do que aqueles que passam a vida na sombra. Estudos como esse nos ajudam a entender como o sol pode ser bom para nós", disse Richard Weller, professor de dermatologia da Universidade de Edimburgo.

"Precisamos lembrar que o câncer de pele não é a única doença que pode matar e talvez devêssemos equilibrar o nosso conselho de exposição ao sol," acrescentou ele.

Shelley Gorman, do Instituto Telethon Kids, de Perth, na Austrália, e principal autora do estudo, disse que os resultados mostraram que a luz do sol é um elemento importante de um estilo de vida saudável.

"Eles sugerem que a exposição ocasional da pele à luz solar, juntamente com a prática de exercícios e uma dieta saudável, pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da obesidade em crianças".

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.