30/12/2020

As 16 expressões emocionais mais comuns em todo o mundo

Redação do Diário da Saúde
As 16 expressões faciais mais comuns em situações emocionais em todo o mundo
O rosto humano tem 43 músculos diferentes que podem ser ativados ao redor dos olhos, nariz, boca, mandíbula, queixo e sobrancelha para fazer milhares de expressões diferentes.[Imagem: Alan Cowen]

Emoções universais

Seja em uma festa de aniversário no Brasil, em um funeral no Quênia ou em protestos em Hong Kong, todos os humanos parecem usar variações das mesmas expressões faciais em contextos sociais semelhantes

Isso inclui sorrisos, olhares carrancudos, caretas e olhares de desaprovação.

Esta é uma confirmação da teoria que defende a universalidade da expressão emocional humana, além das fronteiras geográficas e culturais, justamente em uma época em que o nativismo e o populismo parecem estar em alta em todo o mundo, dizem os pesquisadores.

"Este estudo revela como as pessoas são notavelmente semelhantes em diferentes cantos do mundo na maneira como expressamos emoções em face dos contextos mais significativos de nossas vidas," disse o professor Dacher Keltner, da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA).

Expressão das emoções

Os pesquisadores usaram uma tecnologia de aprendizado de máquina, conhecida como "rede neural profunda", para analisar as expressões faciais em cerca de 6 milhões de vídeos enviados ao YouTube por pessoas de 144 países, oriundos das Américas do Norte, Central e do Sul, África, Europa, Oriente Médio e Ásia.

"Esta é a primeira análise mundial de como as expressões faciais são usadas na vida cotidiana e nos mostra que as expressões emocionais humanas universais são muito mais ricas e complexas do que muitos cientistas supunham anteriormente," disse Alan Cowen, membro da equipe.

Foi Cowen quem criou um mapa interativo que demonstra como o algoritmo rastreia variações das expressões faciais associadas a 16 emoções.

Segundo ele, além de promover a empatia intercultural, as aplicações potenciais desse mapa incluem ajudar as pessoas que têm problemas para ler emoções, como crianças e adultos com autismo, a reconhecer os rostos que os humanos geralmente fazem para transmitir certos sentimentos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.