27/03/2019

Extrato da semente de abacate possui composto anti-inflamatório

Redação do Diário da Saúde
Extrato da semente de abacate possui composto anti-inflamatório
Os abacates Hass são uma variedade menor, de casca mais escura e irregular. Já se sabia que eles possuem compostos que melhoram a saúde cognitiva.[Imagem: Haas Avocado Board]

Corante e anti-inflamatório

Um extrato da semente de abacate apresentou propriedades anti-inflamatórias surpreendentes, representando uma fonte potencial para novos compostos anti-inflamatórios que poderiam ser desenvolvidos como um ingrediente alimentar funcional ou nutracêutico.

A descoberta foi feita por acaso, ao longo de um trabalho de uma década em que os pesquisadores desenvolviam uma técnica para aproveitar a semente de abacate extraindo compostos que pudessem ser usados como corante alimentar.

A descoberta do efeito anti-inflamatório natural pode ser importante porque o câncer, as doenças cardiovasculares, a artrite, a colite e muitas outras doenças mais graves estão associadas à inflamação crônica.

Anti-inflamatório da semente de abacate

Para determinar as propriedades anti-inflamatórias do extrato de semente de abacate - da espécie Haas, também conhecido como avocado -, os pesquisadores utilizaram modelos de cultura de células e enzimas que são importantes na resposta imune a doenças inflamatórias.

Células imunológicas, chamadas macrófagos, foram cultivadas em placas de petri e ativadas com estímulos pró-inflamatórios na presença ou ausência do extrato de semente de abacate. Os pesquisadores mediram a produção de importantes mediadores pró-inflamatórios e vias de sinalização nas células após o tratamento com o extrato.

"O nível de atividade que vemos a partir do extrato é muito bom. Nós observamos a atividade inibitória em concentrações na faixa baixa de microgramas por mililitro, o que é uma quantidade de atividade que justifica novos estudos," disse o professor Joshua Lambert, da Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA).

Além disso, Lambert acredita que o estudo estabelece as bases para mais pesquisas ao fornecer evidências de que podem existir outros compostos bioativos nas sementes de abacate.

"O próximo passo, antes de podermos tirar conclusões adicionais sobre a atividade anti-inflamatória deste extrato de semente de abacate, será desenhar estudos de modelos animais. Por exemplo, podemos observar um modelo de camundongo de colite ulcerativa onde formulamos o extrato de semente dentro da dieta dos animais e observamos se ele é capaz de reduzir a inflamação," finalizou.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.