30/09/2015

Felicidade é contagiosa, depressão não

Redação do Diário da Saúde

Contágio das emoções

Vários experimentos já demonstraram que a felicidade é contagiosa e até que algumas emoções "pegam" até mesmo pela internet.

Mas também se demonstrou que a solidão pode ser tão contagiosa quanto um resfriado.

Por isso, e devido à sua disseminação em termos mundiais e em quase todas as faixas etárias, o professor Frances Griffiths, da Universidade de Warwick (Reino Unido) queria saber se a depressão também poderia ser contagiosa.

Mas parece que ter amigos ou familiares com depressão não afeta a saúde mental e emocional das pessoas.

Amizades saudáveis

"A depressão é um grande problema de saúde pública mundial. Mas a boa notícia é que descobrimos que um clima saudável entre amigos está relacionado com um risco significativamente reduzido de desenvolver depressão, e uma maior chance de recuperação da depressão," disse Griffiths.

Mais especificamente, os dados mostram que a depressão não se espalha pela rede de amigos: Ter amigos saudáveis diminui pela metade a probabilidade de desenvolvimento da depressão e dobra a chance de recuperação no período de seis a doze meses.

"Nossos resultados têm implicações para melhorar o humor dos adolescentes. Em particular, eles sugerem a hipótese de que incentivar redes de amizade entre os adolescentes pode reduzir a incidência e a prevalência da depressão nessa faixa etária," disse Griffiths.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.