27/03/2008

Fisioterapeuta indica postura correta de usuário de computador

Raquel do Carmo Santos - Jornal da Unicamp

Posição do monitor

Para evitar problemas na região cervical, a fisioterapeuta Fernanda Albieri M. Lopes Roza recomenda que os olhos do usuário de computador devem seguir uma linha horizontal em relação ao centro da tela do equipamento.

O ideal, explica, é a utilização de um suporte para manter o monitor em altura adequada. "A prática evitaria a retificação cervical, ou seja, a perda da curvatura da coluna. Este efeito, que é muito comum em pessoas que passam muitas horas em frente ao computador em posição inadequada, provoca dores no pescoço, nos ombros e em outras partes do corpo", esclarece Fernanda, que apresentou dissertação de mestrado sobre o tema na Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

A profissional chegou a esta conclusão ao longo dos anos dedicados ao tratamento de pacientes, em uma clínica especializada. A confirmação científica deu-se por meio do estudo realizado em duas empresas, onde os funcionários faziam uso do computador por mais de cinco horas. "Existem várias pesquisas que apontam opiniões diferentes em relação ao posicionamento do monitor e, por isso, quis investigar qual a melhor orientação ergonômica. Ademais, é cada vez maior o número de pessoas que chegam à clínica reclamando de dor", revela.

Olhos dirigidos ao topo da tela

Segundo Fernanda, que foi orientada pelo professor Satoshi Kitamura, a maioria das pesquisas indica a direção dos olhos no topo da tela como o recomendável. A fisioterapeuta pondera, no entanto, que esta posição leva o indivíduo a olhar para baixo para ter acesso à tela e ao teclado, o que sugere uma postura irregular. "O fato de elevar o monitor aumenta as chances de manter a curvatura mais próxima do normal. Minha proposta parte de um novo referencial em termos de ergonomia", afirma.

Dor pelo uso do computador

Foram analisadas dez áreas suscetíveis à dor pelo uso do computador - pescoço, ombros, região dorsal, cotovelos, antebraço, região lombar, punhos, mãos e dedos, os quadris e coxas, joelhos, tornozelos e pés. Em todas elas, as orientações propostas pela fisioterapeuta tiveram resultados positivos na diminuição das dores, principalmente entre as mulheres e nos homens com mais de 40 anos e que trabalham de cinco a seis horas no computador.

Para fundamentar o estudo, a especialista aplicou um questionário a 44 funcionários das duas empresas. O levantamento foi associado à análise da escala analógica visual - que consiste na medição da intensidade da dor - no início do estudo e, ao final, após três meses, depois que os funcionários seguiram as orientações ergonômicas da fisioterapeuta.

Ergonomicamente confortável

Nas duas empresas, Fernanda orientou os funcionários à adequação de um posto de trabalho ergonomicamente confortável, mas em apenas uma empresa ela fez a proposta da utilização do suporte para o monitor, de modo que a linha dos olhos ficasse no centro da tela. A empresa que recebeu este novo posicionamento da altura da tela do computador teve melhores resultados na diminuição da dor na região cervical, como também nas outras nove áreas analisadas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.