16/12/2008

Descoberta forma de bloquear a metástase de tumores cancerígenos

Redação do Diário da Saúde
Descoberta forma de bloquear a metástase de tumores cancerígenos
Pesquisadores descobriram caminho bioquímico fundamental para a metástase do câncer de cólon e reto, abrindo caminho para novas terapias contra a doença.[Imagem: Pnas]

Nova terapia contra o câncer

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Texas (Estados Unidos) descobriu um alvo novo e promissor para o combate ao câncer de cólon e reto.

Trata-se de uma caminho bioquímico considerado crítico para que tumores se espalhem para outros locais no corpo. Segundo os autores do estudo, se esse caminho for bloqueado clinicamente, o resultado seria uma nova e muito aguardada terapia para o câncer colo-retal.

A pesquisa foi publicada esta semana no site e em breve aparecerá na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Câncer de cólon e reto

Em termos de incidência, o câncer de cólon e reto é a terceira causa mais comum de câncer no mundo em ambos os sexos e a segunda causa em países desenvolvidos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o número de casos novos estimados para o Brasil em 2008 é de cerca de 27 mil.

Apesar da gravidade, a sobrevida para esse tipo de neoplasia é considerada boa se a doença for diagnosticada em estádio inicial. Por conta disso, a busca por novos métodos para o tratamento de tais tumores é freqüente em diversos centros de pesquisa espalhados pelo mundo.

Enzima Akt2

A pesquisa se baseou na análise de uma enzima conhecida como Akt2, comumente encontrada em níveis elevados em pacientes com cânceres de próstata, ovário, mama ou pâncreas.

A partir de dados obtidos de amostras de tecidos cancerosos em humanos, em experimentos de cultura celular e em testes feitos em camundongos, os cientistas conseguiram determinar que a Akt2 também é crítica para a sobrevivência das células tumorais no caso do câncer de cólon e reto nos estágios mais avançados da metástase.

Interação entre enzimas e proteínas

Paralelamente, os pesquisadores mapearam as interações da enzima com outras proteínas importantes na metástase desse tipo de câncer, o que também poderá ser importante base para o desenvolvimento de novas terapias destinadas a evitar que a doença se espalhe pelo organismo.

"A metástase é um processo muito complicado. Por meio de uma complexa seqüência de eventos, as células cancerosas escapam do tumor original e invadem tecidos adjacentes até chegar a vasos sangüíneos ou linfáticos", disse Piotr Rychahou, principal autor do estudo.

"A partir dali, elas entram na circulação e atingem outros órgãos, nos quais crescerão em tumores secundários. Para sobreviver a essa árdua jornada, elas precisam do apoio de caminhos de sobrevivência, dos quais a Akt2 faz parte de um dos principais", explicou o pesquisador.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.