08/04/2009

Fórum virtual debate prevenção das DST e AIDS

Redação do Diário da Saúde

Discussões reais no mundo virtual

As discussões sobre os novos desafios para a prevenção da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis chegam ao mundo virtual.

O Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde lançou nesta semana o Prevenção na Rede: Fórum Virtual de DST e AIDS para discutir com a sociedade experiências inovadoras na área de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

Trata-se de um espaço na internet organizado em salas de discussão, nas quais serão debatidos os principais desafios para o enfrentamento dessas epidemias. A partir da ação inédita, o programa avança na construção de políticas que respondam ao momento atual dessas doenças. Os debates na rede seguem até 29 de abril.

Participação de toda a sociedade

Podem participar gestores e profissionais de saúde, educadores, ativistas, pesquisadores e demais interessados. Para fazer parte, basta se inscrever no site no dia do lançamento, no http://forum.aids.gov.br.

É possível ainda ter acesso a vídeos, artigos científicos, protocolos, diretrizes e outros documentos sobre prevenção e também trocar experiências com gente do Brasil inteiro sobre os temas mais desafiadores da prevenção. Entre os destaques da programação, às quartas-feiras, estão previstos bate-papos com especialistas.

Salas de discussão

As discussões são segmentadas em "salas" virtuais, de acordo com o assunto a ser abordado.

  1. Informação muda comportamento?
  2. Tecnologias biomédicas: remediar é prevenir?
  3. Como o CTA pode ajudar no acesso universal à prevenção?
  4. Atenção Básica: solução para o acesso universal à prevenção?
  5. Quebrando tabus: dst/AIDS é assunto para crianças e jovens?
  6. Prevenção e religião: conflitos ou contribuições?
  7. Sexo, prevenção e viver com HIV
  8. Álcool e outras drogas: prevenção é para os "lúcidos"?
  9. Acesso ao teste de HIV: onde estão as oportunidades?
  10. A sociedade civil e o acesso universal à prevenção
  11. De quem é a decisão de se prevenir?
  12. DST: como encarar esse problema?

Epidemia dinâmica

"Num cenário de epidemia dinâmica, as estratégias de prevenção precisam ser construídas e reconstruídas ao longo do tempo, respondendo às necessidades dos grupos mais afetados e adotando novos recursos disponíveis", afirma a diretora do programa, Mariângela Simão.

Diferentemente dos primeiros anos da AIDS - explica ela - o desafio que está posto hoje é responder a uma epidemia ainda concentrada, mas com a maior parte dos casos por transmissão heterossexual e com um aumento significativo da qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e AIDS.

Encontro Nacional sobre Prevenção das DST/AIDS

O trabalho culmina no Encontro Nacional sobre Prevenção das DST/AIDS a ser realizado 29 de abril e transmitido pela internet. Nesse dia, especialistas em prevenção irão debater com o Programa Nacional de DST e AIDS, em Brasília, as principais contribuições do fórum. Participantes de todo o Brasil também poderão interagir com eles, enviando comentários. A organização do evento estimula que cada cidade se articule para participar do dia 29 de abril e dar continuidade à discussão no nível local, mesmo depois do término do fórum.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.