15/11/2008

Fumaça de cigarro pode alterar formato do coração

Sam Hostettler
Fumaça de cigarro pode alterar formato do coração
[Imagem: Wikimedia Commons]

Mudança do formato do coração

A exposição prolongada à fumaça de cigarro pode aumentar os níveis de enzimas e do hormônio neuroepinefrina, ligado ao estresse, no coração, ambos com potencial para alterar o formato do ventrículo esquerdo, de acordo com uma pesquisa feita da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Em uma pesquisa que utilizou ratos como modelos animais, cinco semanas de exposição à fumaça de cigarro foram associadas com a ativação das enzimas chamadas MAPK (mitogen-activated protein kinases) que controlam o crescimento celular e a sobrevivência dos músculos do coração.

Danos do cigarro ao coração

A ativação dessas enzimas pode ser um evento-chave nos danos ao coração induzidos pela fumaça do cigarro, afirma Mariann Piano, coordenadora do estudo.

"A fumaça do cigarro contém mais de 4.000 compostos químicos diferentes, um dos quais é a nicotina," afirma Piano. "Entretanto, o efeito da nicotina na iniciação e na progressão dos eventos cardiovasculares mediados pela fumaça do cigarro permanece objeto de controvérsia."

Exposição à fumaça de cigarro

Neste novo estudo, publicado no exemplar de Novembro do European Journal of Heart Failure, grupos diferentes de ratos foram expostos a um ambiente com fumaça de cigarro e a um ambiente normal, isento da fumaça. Depois de cinco semanas os animais foram examinados por ecocardiografia.

Os resultados mostraram que a exposição à fumaça de cigarro esteve associada com alterações significativas no formato do ventrículo esquerdo, a principal câmara de bombeamento do coração, e com um aumento nos níveis das formas ativadas das enzimas MAPK nos músculos do coração.

Os pesquisadores também descobriram níveis elevados de neuroepinefrina na urina dos animais, um hormônio liberado quando um evento estressante desencadeia um grande conjunto de alterações fisiológicas no organismo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.