30/06/2021

Gás hilariante alivia depressão severa rapidamente

Redação do Diário da Saúde
Gás hilariante alivia depressão severa rapidamente
O N2O já é usado medicinalmente, por exemplo, para aliviar a dor na hora do parto.[Imagem: Michael Schwarzenberger/Pixabay]

Gás hilariante

Uma única sessão de inalação com gás de óxido nitroso, em uma concentração de 25%, pode aliviar rapidamente os sintomas da depressão resistente ao tratamento.

E os efeitos duram muito mais tempo do que se previa, com alguns participantes experimentando melhorias por mais de duas semanas.

Comumente conhecido como "gás hilariante", o óxido nitroso é frequentemente usado como um anestésico que proporciona alívio da dor de curto prazo em odontologia e cirurgia.

Estes novos resultados reforçam a evidência de que os tratamentos não tradicionais podem ser uma opção viável para os pacientes cuja depressão não responde aos medicamentos antidepressivos.

E também pode fornecer uma opção de tratamento de eficácia rápida, para emergências, quando pacientes entram em crise.

Cetamina e depressão

Em um estudo anterior, os pesquisadores testaram os efeitos de uma sessão de inalação de uma hora com gás de óxido nitroso a 50% em 20 pacientes, o que gerou melhorias rápidas nos sintomas depressivos do paciente que duraram pelo menos 24 horas, em comparação com o placebo.

No entanto, vários pacientes apresentaram efeitos colaterais negativos, incluindo náuseas, vômitos e dores de cabeça.

"Ficamos imaginando se nossa concentração anterior de 50% tinha sido muito alta. Talvez diminuindo a dose, poderíamos encontrar o 'ponto Cachinhos Dourados' que maximizaria o benefício clínico e minimizaria os efeitos colaterais negativos," contou o professor Peter Nagele, da Universidade de Chicago (EUA).

Mas os pesquisadores enriqueceram seu novo conjunto de experimentos ao incluir observações de pesquisas sobre cetamina e depressão.

"Como o óxido nitroso, a cetamina é um anestésico e tem havido um trabalho promissor usando a cetamina em uma dose subanestésica para tratar a depressão," acrescentou o professor Nagele.

Óxido nitroso contra depressão

A equipe então repetiu com 20 pacientes um protocolo semelhante ao do estudo com cetamina, desta vez adicionando uma sessão de inalação adicional com óxido nitroso 25%.

Eles constataram que, mesmo com apenas metade da concentração de óxido nitroso, o tratamento foi quase tão eficaz quanto os 50% aplicados anteriormente, mas desta vez com apenas um quarto dos efeitos colaterais negativos.

Além disso, os pesquisadores analisaram os escores de depressão clínica dos pacientes após o tratamento por um período mais longo: Enquanto o estudo anterior avaliou apenas os sintomas de depressão até 24 horas após a aplicação da terapia alternativa, o novo estudo conduziu avaliações adicionais ao longo de duas semanas.

Surpreendentemente, após apenas uma única administração, a melhora de alguns pacientes nos sintomas de depressão durou todo o período de avaliação.

"A redução dos efeitos colaterais foi inesperada e bastante drástica, mas ainda mais emocionante, os efeitos depois de uma única administração duraram duas semanas inteiras," disse Nagele. "Isso nunca foi mostrado antes. É uma descoberta muito legal."

Embora continue sendo um desafio conseguir que os tratamentos não tradicionais para a depressão sejam aceitos na corrente principal da comunidade científica e médica, os pesquisadores esperam que esses resultados, bem como de outros estudos semelhantes, abram as mentes dos médicos relutantes em relação às propriedades exclusivas dessas terapias alternativas de alta eficácia.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.