26/05/2009

Gene que causa queda de pelos em camundongos pode dar pistas sobre calvície humana

Agência Fapesp
Gene que causa queda de pelos em camundongos pode dar pistas sobre calvície humana
Grupo japonês descobre gene que causa queda de pelos em camundongos e pode estar envolvido na alopecia em humanos[Imagem: Fapesp]

Gene da calvície?

Um grupo de pesquisadores japoneses descobriu um mecanismo genético que leva à perda de pelos em camundongos e sugere que o mesmo processo possa ser responsável pela queda de cabelo em humanos.

O estudo será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Normalmente, os cabelos passam por ciclos que envolvem as fases de crescimento, repouso e queda, com a regeneração periódica dos folículos pilosos por meio da diferenciação de células-tronco.

Alopecia permanente

Yumiko Saga e seus colegas do Instituto Nacional de Genética, do Japão, observaram que camundongos sem o gene sox21 apresentam perda progressiva de pêlos da cabeça à cauda, resultando em alopecia permanente.

De acordo com o estudo, o gene ajudaria a regular a síntese de queratina, a proteína fibrosa comum na epiderme e principal constituinte do cabelo, unhas e pelos.

Os pesquisadores verificaram que camundongos modificados geneticamente para não ter o sox21 apresentaram número reduzido de tais proteínas em comparação com animais com níveis normais do gene.

Aumento das glândulas sebáceas

Os camundongos geneticamente modificados também apresentaram maiores glândulas sebáceas em torno do folículo piloso e uma camada mais grossa de células epiteliais durante o período de queda dos pelos.

Segundo os autores do estudo, o gene sox21 deve estar envolvido com a diferenciação de células-tronco que formam a camada mais externa dos fios.

Calvície humana

Ao examinar amostras de pele humana, eles confirmaram a elevada expressão do gene na camada mais externa dos fios. Para os pesquisadores, isso seria um indicador de que o sox21 poderia ser responsável pela perda de cabelo em humanos, mas destacam que novos estudos são necessários para comprovar essa relação.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.